ROTA DAS FRUTAS – Circuito de cicloturismo que interligará Itatiba, Jundiaí, Louveira e Vinhedo será lançado sábado (29/01)

Ao todo, o trajeto contará com 75 km de extensão que poderão ser percorridos pelos praticantes do esporte

A cidade de Itatiba ganhará uma nova atração turística a partir do próximo sábado, 29/01, quando será lançado o circuito Rota das Frutas, uma rota de cicloturismo com 75 km de extensão que passa pelos principais pontos históricos, turísticos e de lazer da nossa cidade e também de Jundiaí, Louveira e Vinhedo.

Em Itatiba, o ponto de início será a rotatória localizada no fim da Rodovia das Estâncias, próximo à UPA. O trecho na cidade inclui passagens pelas vicinais Luiz Suzan e Adolpho Pecorari, além das avenidas Vicente Catalani, Alberto Paladino, Nossa Senhora das Graças e Genaro Paladino.

O projeto foi apresentado pelo Governo do Estado e pelo Grupo CCR na última quarta-feira, 26/01. A ciclorrota tem quatro pontos de acesso, todos com banheiros, espaços para alimentação e áreas para o estacionamento seguro das bicicletas e dos automóveis que forem levar os ciclistas até lá. Todo o trajeto está sinalizado, no padrão internacional, monitorado com câmeras de segurança e também com assistência mecânica e de saúde.

“Foi percebido que já existia um grande trânsito de ciclistas nessas regiões e esse número cresceu muito após o início da pandemia. A CCR nos procurou apresentando a ideia da criação dessa rota de cicloturismo e nós acreditamos que a cidade, assim como toda a região, tem muito a ganhar com a novidade, inclusive com a ampliação da segurança dos ciclistas e o impulsionamento do turismo”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Itatiba, Eduardo Aoun.

O trajeto da Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo; pela Estação Ferroviária, em Louveira, além de inúmeras propriedades frutíferas e comércios regionais.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Itatiba, Luís Soares de Camargo, a instalação oficial da primeira rota ciclística no município é algo a ser comemorado tanto pelos ciclistas, que agora contarão com um traçado planejado, como para o turismo da cidade, agora interligado com os demais municípios da Rota das Frutas. A esse respeito, completou Camargo, todos os empreendimentos registrados como atrativos turísticos de Itatiba na região de abrangência da rota já foram informados e se preparam para atender esse público, o que certamente irá gerar mais renda e mais investimentos.

Lançamento
O lançamento da nova rota ciclística acontecerá na manhã do próximo sábado, 29/01, em Jundiaí, e contará com a presença do prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, além de secretários municipais e do governador João Doria.

O projeto desenvolvido em parceria entre Grupo CCR com as prefeituras dos quatro municípios tem o objetivo de criar um percurso seguro, que passe por pontos turísticos, lugares históricos e de lazer das cidades, e que ofereça infraestrutura adequada para a circulação dos ciclistas. Com isso, a expectativa é de ampliar a capacidade de atração de visitantes da região, já conhecida pelo potencial na área de cicloturismo.

Fonte: Prefeitura de Itatiba