Rio Atibaia passa por vistoria em ação coordenada pelas secretarias de Segurança e Meio Ambiente

Para prosseguimento do Programa Rio Atibaia Vivo, na quinta-feira, 06, em ação coordenada pelas Secretarias de Segurança, de Meio Ambiente e Agricultura, a Guarda Municipal Ambiental em conjunto com o Corpo de Bombeiros e agentes de fiscalização ambiental vistoriaram o trecho do Rio Atibaia entre a captação de água da SABESP e a ponte da rodovia Alkindar Monteiro Junqueira.

Durante a ação, que teve como objetivo constatar a quantidade de materiais inservíveis na margem e na calha do rio e investigar a possível ocorrência de crimes ambientais na área, a equipe pode verificar, além de um montante considerável de embalagens descartáveis despejadas de forma incorreta neste corpo d’água, pontos com processos erosivos nas margens do rio que já começa a prejudicar a vegetação,ocupações irregulares e descarte de esgoto.

A vistoria ficou sob a responsabilidade dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura que, para embasar o planejamento de futuras ações da Comissão Rio Atibaia Vivo, realizaram um diagnóstico do trecho para comparar com os resultados obtidos em uma vistoria semelhante realizada na mesma área em setembro de 2018. Os relatórios comparativos serão apresentados na próxima reunião desta Comissão.

“Os resultados dessa vistoria serão fundamentais para traçarmos o Plano de Ações a ser elaborado pela Comissão Rio Atibaia Vivo. Esse acompanhamento que estamos fazendo desde 2017 certamente nos ajudará no processo de preservação e conservação do Rio Atibaia e da biodiversidade atrelada a ele”, disse a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária de Meio Ambiente e Agricultura.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba