Relacionamento interpessoal no trabalho é tema do último Café de Negócios de 2018

Foi promovido na manhã de ontem (29/11/2018) o último Café de Negócios do ano da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita). O tema abordado foi Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho, com a psicoterapeuta Taís Boza.
A ação integra o Programa de Parceria Continuada, formado pelas empresas: ACCredito, Colégio Objetivo/Unip – Unidade Itatiba, Dryall Center, EC Treinamentos, Grupo Gabetta, Jornal de Itatiba-Diário, Labene Clínica e Vacinas, Locatudo Locadora, Mocambo Imóveis, Orthocenter Itatiba, Sicredi, Simões & Cabral Contábil, Unimed Itatiba e Raízes – Homeopatia e Manipulação, da farmacêutica Anita Cerioni, que aproveitou a oportunidade para apresentar um pouco dos produtos da empresa.

Palestra

Taís contou que o relacionamento interpessoal é a interação entre pessoas de diferentes perfis. Por isso, é essencial que o colaborador busque o autoconhecimento. “Preciso me conhecer para entender se tenho dificuldade para receber críticas, por exemplo”, contou a palestrante. O profissional também deve ser comunicativo, demonstrar interesse pelas pessoas e saber receber e fazer críticas. “Antes de criticar, faça um elogio. Terá outro peso, ficará mais leve. Mas ambos precisam ser verdadeiros”, orientou.
Já o líder, deve investir no desenvolvimento da equipe, estimular o trabalho em equipe, promover conversas (não somente quando os problemas chegam, ter sempre as portas abertas), saber ouvir e dar feedbacks e criticar somente as ações. “Esta é uma dificuldade do líder, pois é normal que o ser humano coloque neste momento também questões pessoais. Mas é preciso separar o que é pessoal e o que é profissional”, frisou.
Por fim, o setor de Recursos Humanos (RH) fica com o papel de divulgar valores da empresa, avaliar desempenho, treinamentos e ações informais. “Aqui entram os encontros extra organização, para ver o colaborador com outros olhos e zerar o ponteiro. Todos passam por problemas pessoais e levam parte para o ambiente organizacional. Em outro ambiente, tem-se outra ideia do lado pessoal”, garantiu Taís.

Avaliação

O evento, gratuito aos associados Aicita, reuniu cerca de 30 pessoas na Sala de Cursos da Aicita, no Edifício Inside Corporate. “Gostei muito deste último Café. Achei que o tema abordado foi pertinente. Principalmente, nos dias de hoje, pois o que acontece entre as pessoas é um reflexo da própria empresa. Resumindo, foi uma sacada bastante bacana da Aicita abordar este assunto. Tá de parabéns”, disse Juraci Francisco.
“Este tipo de evento ajuda a gente a expandir a mente. Muitos insights surgiram e realmente é incrível o quanto é necessário saber se relacionar com as pessoas, não só no ambiente profissional, mas na vida. Porque grande parte dos problemas estão relacionados à forma como você se relaciona com as pessoas. Isso vem muito do seu auto conhecimento, as pessoas tem muito medo de olhar para dentro e se conhecer para saber como lidam com as outras pessoas”, comentou Jean Delforno.
Ambos entrevistados também elogiaram o momento do network. “Podemos estreitar o relacionamento com a própria Aicita e, através disso, conseguimos contato com clientes. Momento de descontração em que você acaba colhendo frutos bons”, declarou Juraci.
“A gente troca ideia e pode conhecer mais o negócio das pessoas. Se, por ventura, você conhecer alguém que esteja precisando o que seu colega está oferecendo, você indica. Assim eu cresço, o outro cresce, todo mundo cresce e a cidade em si cresce melhor”, explicou Jean. Esta é uma das máximas da Aicita, incrementar e fortalecer a economia local. Em 2019, o Café de Negócios retornará.

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita