Reciclagem: Prefeitura lança “Brigada Escrevendo o Futuro”

A destinação correta de resíduos que seguem para a reciclagem ou aterro, é uma preocupação constante da Prefeitura de Itatiba. Esse é um dos motivos pelos quais, por meio da Secretaria de Educação, a prefeitura lançou na última quarta,20, o Programa “Brigada Escrevendo o Futuro”. A ação é resultado de uma parceria com a TerraCycle e Faber Castell, por meio do Programa Nacional de Reciclagem, no qual a cidade foi inscrita pelo Centro de Educação Ambiental de Itatiba. O evento aconteceu no Auditório do Paço Municipal, no Centro Administrativo “Pref. Ettore Consoline”.

A partir de agora, a Prefeitura será um ponto de coleta, assim como as escolas e outros locais, passarão a ter recipientes para o depósito de: lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas hidrocor, borracha, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, independentemente da marca. Esses materiais serão encaminhados para um processo de reciclagem que envolve várias etapas, entre elas, a separação, lavagem e extrusão. O resultado deste processo é uma nova matéria-prima, chamada Pellets, utilizada em outros produtos como bancos, lixeiras, etc.

A iniciativa conta ainda com apoio da empresa Artivinco que ofereceu cem caixas coletoras. Outros coletores serão feitos com galões de água que iriam para reciclagem. A cada 12 gramas de resíduo enviado (peso médio de 1 unidade), o time de coleta receberá 2 pontos TerraCycle que equivalem a R$0,02 e poderão ser revertidos em doações para uma entidade sem fins lucrativos ou escola municipal.

CONCURSO

Além da coleta que acontecerá o ano todo, Itatiba está participando do Concurso “Faxina nos Armários”. As escolas municipais terão de 1º de março a 12 de abril para arrecadarem esses materiais e dobrarem a pontuação da cidade. A escola ganhadora do concurso que acontece em nível nacional, levará um ano de material Faber Castell como prêmio. Na primeira semana de junho, com a abertura da Semana Municipal de Educação Ambiental, as três escolas que mais arrecadarem esses materiais receberão um selo de “Escola Amiga da Natureza”.

“São materiais de uso contínuo, mas todos podem colaborar, fazendo a limpeza de suas gavetas em casa, pedindo a colaboração no comércio, nos serviços, nas empresas das famílias, pra levar até às escolas que serão pontos de coleta”, comentou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

Quem tiver interesse em receber um coletor, podeenviar pedido para: ceai@edu.itatiba.sp.gov.br

PONTOS DE COLETA
Paço Municipal
USF
Colégio Bom Jesus
AICITA
Escola de Educação Infantil “Café com Leite”
ETEC Rosa Perrone Scavone
Mercado Municipal “Dona Lica”
Escolas Municipais
ONG JAPPA
Ambulatório Central (SUS)
Essência Educacional

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba