Projeto Requalifica entrega certificados da 1ª etapa de formação

Os participantes do Projeto Requalifica da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda da Prefeitura de Itatiba, receberam na última terça-feira (16) os certificados da 1ª etapa de formação prevista pelo projeto. Nesta etapa, os selecionados foram qualificados na área de jardinagem com aulas teóricas e práticas, sob supervisão de uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos bem como por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Os cursos de qualificação profissional foram ministrados pelo SENAI.

Durante a semana, os participantes ajudam com a jardinagem nas avenidas, canteiros, cemitério, e ruas de forma geral nos bairros aos quais pertencem. A cidade foi dividida em áreas e os selecionados têm prioridade para atuar na parte prática do curso, cada um em seu próprio bairro de moradia. O projeto tem duração de 1 ano, e cada participante recebe uma bolsa-incentivo de 1 salário mínimo (R$ 998,00), sendo o limite de 1 participante por família.

O projeto tem mudado para melhor a vida de cada participante. Rafael Custódio da Silva disse que veio em boa hora. “Eu estava numa situação meio complicada em questão de arrumar trabalho. Aí surgiu o Requalifica e está me ajudando muito, além de ser uma experiência profissional nova. Fiquei quase dois anos desempregado e o Requalifica apareceu numa hora muito boa e está me ajudando bastante”, comentou Rafael.

Michele Cordeiro Cavalcante também comemora os resultados. “Depois desse projeto, voltar ao mercado de trabalho vai ser muito mais fácil. De segunda a quinta a gente acorda cedo para trabalhar e na sexta-feira é o dia que a gente faz o curso. É um dia bem bacana pra gente, porque está sendo muito proveitoso”, afirmou Michele, também integrante do Requalifica.

No curso, os participantes têm acesso a aulas de informática, palestras informativas, letramento, além das aulas práticas. O programa, previsto na Lei nº5.124, tem como objetivo inserir as pessoas com requalificação profissional para o retorno ao mercado de trabalho. Foram selecionadas cem pessoas dentre as quais atenderam aos critérios das inscrições.

“Essa primeira etapa de formação foi ótima. É um projeto que tem que continuar e foi uma atitude importante do prefeito Douglas. Dentro da situação brasileira, ele vir com esse projeto no município, para essas pessoas em vulnerabilidade social, é maravilhoso”, comentou a secretária interina de Ação Social, Trabalho e Renda, Soraya Árabe.

“Foi uma grande alegria para nós e para eles, que estão começando e recomeçando, muitas vezes após tantos “nãos” recebidos na vida. Dentre os participantes, há sete que estão conosco na Casa Abrigo Municipal, alguns inclusive voltando ao convívio familiar e mudando de vida com a renda do programa. Agradecemos a todos pelo esforço em aprender e em deixar a cidade mais bem cuidada”, comentou o prefeito Douglas Augusto.

Ainda durante o evento, os participantes foram presenteados com ovos de páscoa.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba