Projeto incentivará leitura entre as crianças

Alunos da escolas municipais poderão fazer visitas guiadas à Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules

A Prefeitura de Itatiba, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, darão início durante o mês de março ao projeto Biblioteca Viva – A Escola vai à Biblioteca, que levará alunos dos primeiros anos do ensino básico das escolas municipais à Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules. O objetivo do programa é ressaltar às crianças a importância da literatura no processo de leitura, escrita, interpretação de texto ou até mesmo para a vida.

O hábito da leitura contribui para o desenvolvimento pessoal, uma vez que proporciona ampliação do conhecimento, aumento do vocabulário e estímulo da criatividade, entre outros benefícios. Isso sem contar nas emoções sentidas, já que muitas das histórias são capazes de levar o leitor a rir ou chorar.

Itatiba possui atualmente cerca de 1.200 alunos de 52 classes de 1º ano em 26 escolas diferentes. O programa será responsável, inclusive, pela condução dos alunos até a Biblioteca Municipal. Localizada no primeiro andar do prédio de três andares que abriga a Biblioteca Municipal Chico Leme, a Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules conta com 3.821 títulos, muitos deles de capa dura ou interativos, o que ajuda a criança a desenvolver o gosto e o hábito da leitura.

As visitas guiadas contarão com atividades lúdicas e contação de histórias, o que deve entreter os alunos. A expectativa é que o programa perdure por todo o ano de 2022, sempre com uma escola beneficiada por semana.

Salas de leitura
Além da Biblioteca Infantil Maria Anita Hércules, os alunos de Itatiba contam com outra importante opção para a prática da leitura. As 27 Emebs (Escolas Municipais de Ensino Básico) da cidade, e 11 das 38 Cemeis (Centro Municipal de Ensino Infantil) contam com salas de leitura.

Os locais dispõem de móveis adaptados às necessidades dos alunos e muitas opções de livros para os pequenos leitores. “Essa é uma opção menor, mas não menos importante, uma vez que é muito acessível para todos os alunos”, avalia a secretária de Educação.

Crédito da imagens: Renato Jr.