Projeto da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vinhedo é selecionado para pesquisa no MIT, nos Estados Unidos

Um projeto de formação desenvolvido na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vinhedo foi escolhido pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) para integrar um seleto grupo de ações sobre aprendizagem criativa na rede pública. Na manhã desta quarta-feira, 11, o prefeito Jaime Cruz esteve com os profissionais que desenvolveram a ideia.

 

“A Educação de Vinhedo se destaca por sua qualidade. A seleção deste grupo de professores faz jus ao ótimo quadro de profissionais da Rede Municipal e ao trabalho que eles desenvolvem com nossos quase 11 mil alunos. Este tempo será de grande proveito para eles e para a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

 

No diálogo com os profissionais, o prefeito Jaime Cruz esteve acompanhado do secretário de Educação, Gilberto Lorenzon; da supervisora de ensino da Rede Municipal, Elaine Ferraz; e de Flávio Nicastro, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. O projeto que será apresentado nos Estados dos Unidos foi desenvolvido pelos professores Diego Gonçalves e Viviane Moitinho, juntamente com o coordenador de Tecnologia Educacional, Peter Trento.

 

Em julho deste ano, a pesquisa será apresentada por eles no MIT. Os professores também acompanharão aulas nas universidades da cidade de Cambridge, região metropolitana de Boston, onde estão localizadas as conhecidas universidades de Massachussetts e Harvard. Após essa semana de estudos nos EUA, os brasileiros contarão com patrocínio para implementar o projeto no Brasil.

 

O grupo de professores foi selecionado através de um edital lançado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Dos 140 projetos brasileiros inscritos, a equipe de Vinhedo foi uma das oito selecionadas pela universidade americana, considerada a melhor instituição de ensino superior do mundo.

 

Um grupo de pesquisadores de aprendizagem criativa do MIT também visitará Vinhedo, contribuindo com os trabalhos em aprendizagem criativa realizados em algumas escolas da rede, oferecendo uma mentoria por um ano e também ajudando no 2º FIC (Festival de Invenção e Criatividade), que acontecerá no dia 7 novembro deste ano.

 

“Os novos tempos exigem também novas ferramentas não somente para tornar as aulas mais atrativas, mas principalmente para facilitar o aprendizado, de forma criativa, no sistema mão na massa. E é isso que estamos fazendo. Os resultados são visíveis, como esse projeto que destacará Vinhedo em uma das universidades mais conceituadas do Mundo”, salientou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Vinhedo