Programa Guardiões da Biodiversidade realiza primeiro curso de capacitação

No último sábado (29/06) o Programa Guardiões da Biodiversidade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba, realizou o primeiro curso para a capacitação dos futuros Guardiões.

Sob o tema “Vamos arborizar? Dicas para o plantio de árvores” os cadastrados participaram de uma visita guiada ao Viveiro Municipal e, após aprenderem aspectos teóricos sobre arborização com a Engenheira Agrônoma Cláudia Zago, realizaram o plantio de 40 mudas de árvores nativas. Após a ação e ainda aproveitando a área do plantio, os participantes do curso foram à Nascente Modelo do Parque Ferraz Costa onde lhes foi oferecida uma visita monitorada pela Fiscal Ambiental Daniele Ghelfi.

O Programa Guardiões da Biodiversidade tem o objetivo de capacitar representantes de condomínios e associações de bairro para que promovam ações e atividades relacionadas à biodiversidade e à preservação do meio ambiente na comunidade onde moram.

“Trata-se de uma proposta contínua de Educação Ambiental, criada dentro do âmbito do Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo, que servirá para conscientizar o cidadão comum através da ação de Guardiões devidamente capacitados contemplando as características da biodiversidade de seu bairro”, explicou a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura no lançamento do Programa em maio de 2019.

Cada Guardião participará de uma série de cursos sobre biodiversidade para, a partir de setembro do ano corrente, começar a desenvolver atividades relacionadas ao tema em seu bairro. O próximo curso será oferecido no sábado, 06 de julho, e o tema será Reciclagem. Os participantes poderão conhecer os trabalhos realizados pela Cooperativa Reviver e visitar o Aterro Sanitário de Itatiba.

Outros temas como avistagem de aves, técnicas de poda (plantas alimentícias não convencionais), como lidar com animais peçonhentos, fotografia da natureza, hortas urbanas e noções de apicultura também estão previstos no cronograma dos próximos cursos de capacitação.

Fonte: Assessoria de imprensa / Prefeitura Municipal de Itatiba