Produtores rurais recebem mais de R$ 127 mil em subvenção agrícola

Reunião com prefeito e secretários municipais marcou o pagamento

A Prefeitura de Itatiba adiantou o pagamento de R$ 127.008,40 em Seguro Prêmio Agrícola para produtores rurais que cultivam frutas no município. Em reunião organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e realizada no auditório do Centro Administrativo, o pagamento simbólico – que é anual e em 2021 foi antecipado – aconteceu no último dia 27, quando os 37 agricultores beneficiados tiveram seus respectivos valores liberados. Na ocasião, também assistiram um vídeo comemorativo ao Dia do Agricultor – celebrado em 28 de julho.

Autorizada pela Lei n° 5.352, de 16 de julho de 2021, a subvenção econômica é rateada entre os produtores, respeitando até 60% do valor Prêmio do Seguro Rural para produtores de caqui e de até 40% do valor Prêmio do Seguro Rural para os produtores de uva, pêssego, ameixa, figo, nectarina, atemóia, tangerina/mexerica, goiaba e manga.

Além dos produtores rurais itatibenses, estiveram presentes entidades de apoio à agricultura local, secretários municipais – representados com o uso da palavra pelo Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Gustavo Cosenza de Almeida Franco – que celebrou o adiantamento da subvenção -, vereadores e o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, que se disse feliz com o grande empenho dos trabalhadores do campo, mesmo em tempos de estiagem e de pandemia, para aqueles que oferecem turismo rural, e sofrem com a ausência de visitantes. “São homens, mulheres, famílias fortes, que trabalham a terra ajudando a manter uma das economias mais antigas e fundamentais: a agrícola, em que Itatiba tem forte tradição”, declarou.

O adiantamento desta subvenção é uma das ações já realizadas pela Prefeitura de Itatiba neste ano pelos produtores rurais. Entre elas, já foram realizadas outras para incentivar e dar suporte à economia agrícola da cidade, como manutenções e conservação de estradas rurais, para facilitar escoamento da produção, realização constante de roçadas nessas vias, além do fortalecimento da campanha Campo Mais Limpo – coletando e dando correta destinação às embalagens de agrotóxicos.

 

Crédito –  Renato Júnior