Primeira edição 2019 da campanha ‘Campo + Limpo’ acontece nesta quarta-feira, dia 27/03

Com o objetivo de incentivar a preservação ambiental na zona rural, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, realizará no dia 27 de março a primeira coleta desse ano da campanha ‘Campo+Limpo’, que realiza o recolhimento e a destinação correta para embalagens vazias de agrotóxicos.

As entregas devem ser feitas apenas no dia da campanha, 27 de março (quarta-feira), das 8h às 14h, na Casa da Agricultura de Itatiba, que fica na Praça Frederico Junqueira, 01, na Vila Cassaro.

É muito importante que os agricultores já comecem a separar as embalagens para facilitar a entrega no dia 27 de março. “As campanhas realizadas em 2018 recolheram mais de 3 mil embalagens e o objetivo para 2019 é de que a adesão seja ainda maior”, ressaltou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.

Vale lembrar que as embalagens vazias destes produtos, se descartadas incorretamente e sem critérios, são consideradas resíduos perigosos e apresentam risco de contaminação humana e ambiental. Esta iniciativa, que retira de circulação embalagens de 1, 10, 30 e 50 litros, demonstra que Itatiba conta com uma forte ação de conservação e prevenção ambiental no meio rural, fomentada pela Seção de Agricultura, Pecuária e Agronegócio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, que mantém um trabalho intenso e efetivo junto da ADIAESP e a CATI (Casa a Agricultura), focado na conservação ambiental.

A CAMPANHA

A campanha promove a conscientização dos agricultores, estimulando as boas práticas de produção agrícola, de forma a minimizar os impactos gerados pela atividade em questão, e assim garantir sustentabilidade da atividade rural em Itatiba, aliando produção agrícola com preservação ambiental, com foco na qualidade dos recursos naturais existentes neste município.

O ‘Campo + Limpo’ é uma ação realizada pela Prefeitura de Itatiba, em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP) e nesta edição, contamos também com a participação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, que representa o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA/SP.

NORMAS PARA RECEBIMENTO

– As embalagens rígidas vazias devem ser tríplice lavadas, perfuradas no fundo e as

tampas devem estar separadas;

– As embalagens flexíveis esvaziadas devem estar dentro de outra embalagem (plástica transparente de preferência);

– Não serão aceitas embalagens com resíduos ou restos de produtos;

– O limite máximo para entrega é de 300 embalagens por produtor.

Fonte: Prefeitura de Itatiba

Foto: Reprodução Internet