Prefeitura renova parceria com o projeto Salve Sanfra; conheça a iniciativa

A Prefeitura de Itatiba realiza uma série de atividades no contraturno escolar, por meio de projetos desenvolvidos pelas secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Ação Social e Esportes. Além disso, também apoia associações que desenvolvem trabalhos voltados para a área social.

É o caso do Salve Sanfra, da ONG Comunidade Feliz. Na tarde de terça-feira (02), o projeto, que atende em torno de 100 crianças na região do Pq. San Francisco, ganhou mais um grande incentivo: a parceria com a Prefeitura foi renovada. Por mais um ano, a sede das atividades permanece na Rua Antonio Galvão de Sá, em um prédio até então sem utilização.

O documento foi assinado pelo prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e pelos criadores do projeto, Fabiano Macedo (o Fabinho) e Keyti Prado. “O Fabinho e a Keyti fazem um trabalho incrível com as crianças do San Francisco. A Prefeitura faz sua parte, disponibilizando um imóvel público, que não estava sendo utilizado, dando a estrutura necessária para permitir o desenvolvimento das atividades. Parabéns a todos os que fazem do Salve Sanfra um sucesso há anos”, destacou o prefeito.

SEMANA REPLETA DE ATIVIDADES

Os voluntários do Salve Sanfra oferecem atividades de segunda a sábado, voltadas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Entre as aulas oferecidas estão o teatro, ballet, artes circenses, dança, violão, reforço escolar, inglês, Taekwondo, bateria, futebol no campo do Pq. San Francisco e até atendimento com um psicólogo.

“A gente conta com ajuda de voluntários que tem a mesma paixão que nós temos. Todos os dias, eles doam até uma hora e meia para realizar as atividades com a gente”, ressaltou Keyti.

Outra atividade promovida é a Horta Comunitária, com alface, almeirão, couve e cheiro verde, que são doados para as famílias que participam do projeto. Em julho, o Salve Sanfra realizou a primeira Festa do Milho, com o apoio da Prefeitura e da empresa Rhodia Solvay (que doou as sementes e realizou o suporte para um melhor plantio).

A colheita obteve mais de 4000 mil espigas e a renda da festa foi revertida para melhorias no projeto. “Também produzimos um curta-metragem chamado ‘Tênis Sujo’, levamos dois alunos para disputarem o campeonato paulista de Taekwondo (um deles foi medalhista) e estamos transformando o cômodo da Horta em uma cozinha”, acrescentou Fabinho.

Os pais ou responsáveis podem obter mais informações sobre dias e horários diretamente nas redes sociais do Salve Sanfra (www.fb.com/salvesanfra/) ou na sede do projeto, na Rua Antônio Galvão de Sá, n° 196, no Pq. San Francisco.

APRESENTAÇÃO NO TEATRO

O mês de outubro termina especial para os alunos que participam do projeto. No dia 27, a partir das 19h, o Teatro Ralino Zambotto recebe um grande espetáculo chamado “Colorindo”, com diversas apresentações. Todas as crianças vão participar, mostrando suas habilidades na dança, no circo, ballet e teatro, sob direção de João Bortolozo.

Fabinho antecipa uma das surpresas do espetáculo. “Vamos ter nesse espetáculo uma bateria de escola de samba reciclável. Vai ser bem legal. Quero convidar a todos para participar desse evento”, chamou.

Os ingressos serão distribuídos na sede do projeto, mediante troca por um kit lanche (um pacote de bolacha e uma caixinha de suco, que serão utilizados no lanche das crianças).

Texto / Fonte: Prefeitura de Itatiba
Fotos: Frank Toogood e Divulgação Salve Sanfra