Prefeitura realiza premiação municipal do MPT na Escola 2019

Na quinta-feira (21), 54 alunos de sete escolas municipais de Itatiba foram homenageados na premiação municipal do MPT na Escola. O tema do concurso em 2019 foi “Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes”. O conto “Sonhos Adiados”, de João Carlos Silva de Araujo da EMEB Basílio Consoline, foi destaque por ser vencedor da etapa municipal, regional e conseguir a 4º colocação na etapa nacional do concurso em sua categoria.

 A cerimônia, que aconteceu no auditório da Prefeitura, reuniu estudantes, pais, professores e a coordenadora do projeto, Roseli Merli Martins. Estiveram presentes o prefeito Douglas Augusto e o Secretário da Educação Anderson Wilker Sanfins, que refletiu sobre a participação da cidade no projeto e os resultados alcançados. “Com grande satisfação nós recebemos os resultados da premiação. Em 2018 nós participamos com três escolas e tivemos a grata surpresa de um aluno do Basílio que conquistou o primeiro lugar na etapa regional de Campinas. Em 2019 participamos com sete escolas e novamente conseguimos a primeira colocação na etapa regional e uma excelente colocação na etapa nacional. É uma satisfação e uma honra para a cidade essa conquista e também poder premiar todos os alunos que participaram. É importante que isso incentive os alunos a desde pequenos provarem que lugar de criança é na escola, e não trabalhando”, falou. 

No momento da apresentação dos trabalhos premiados, os estudantes foram à frente para mostrar à plateia toda a qualidade e criatividade dos seus projetos. Foi feita também a entrega dos certificados de participação, do livro com a coletânea dos trabalhos e de um brinde ofertado pelos diretores das escolas. 

Os alunos concorreram nas categorias Conto, Curta-metragem, Música, desenho e Poesia, sendo divididos em dois grupos. O primeiro, para alunos de 4º e 5º anos e o segundo, para alunos de 6º e 7º anos.

 

PROJETO MPT

O MPT na Escola é um projeto do Ministério Público do Trabalho e consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com foco na prevenção e erradicação do trabalho infantil e a proteção ao adolescente trabalhador.

O projeto é executado em todas as Unidades da Federação, mediante parcerias entre o Ministério Público do Trabalho e as Secretarias Municipais de Educação. Com base nessas parcerias, são realizadas oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais de educação sobre os temas objeto do projeto, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte do texto e crédito da foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Itatiba