Prefeitura lança “Projeto Requalifica” com os 100 selecionados

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda lançou na última terça-feira (22) o “Projeto Requalifica”, com a presença das 100 pessoas selecionadas. No total foram 480 inscritos. O programa, previsto na Lei nº 5.124, tem como objetivo inserir pessoas em estado de vulnerabilidade social, com requalificação profissional para o retorno ao mercado de trabalho.

Participaram do evento o prefeito em exercício José Roberto Fumach, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira que acompanhou de perto toda a viabilidade do Requalifica, o Secretário de Governo, Jeferson Boava; Soraya Árabe, representando a Secretária de Ação Social, Trabalho e Renda; Secretário de Obras e Serviços Públicos, Hermínio Geromel Júnior e a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothea Monteiro.

Leonardo Minutti é um dos participantes selecionados. Ele está otimista com o Projeto, principalmente pela qualificação profissional. “Estou aproveitando esta oportunidade que a prefeitura está dando, pois um curso profissionalizante auxilia muito na hora da gente conseguir um emprego”, comentou Leonardo.

Os selecionados atenderam aos critérios das inscrições: homens ou mulheres com mais de18 anos, residentes no município pelo mínimo de 4 anos, desempregados há no mínimo 6 meses e que não recebam auxílio-desemprego, cadastrados no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social (Cadastro Único) e com renda familiar de no máximo 01 salário-mínimo.

Nesta primeira etapa, a partir de fevereiro, os selecionados serão qualificados na área de jardinagem com aulas teóricas e práticas sob supervisão de uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos bem como por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente. Os uniformes a serem utilizados durante o projeto também já foram apresentados.

A cidade foi dividida em 80 áreas e os selecionados terão prioridade para atuar na parte prática do curso, vinculados aos seus bairros. O projeto terá duração de 1 ano e cada participante receberá uma bolsa-incentivo de 1 salário-mínimo.

É um programa muito importante, principalmente nesse momento de crise que vive o país. Primeiramente pela requalificação desse pessoal com a inclusão nesse programa social. Parabenizo a iniciativa do Douglas que agora sai 30 dias de licença para fazer o seu casamento, o que é justo, e a gente vai dando continuidade a todo esse programa. Quero ressaltar a importância, mais uma vez, desejar sucesso a todos”, explicou o prefeito em exercício José Roberto Fumach. 

Fonte do texto e crédito das fotos: Prefeitura de Itatiba