Prefeitura entrega revitalização do Mercadão; novas melhorias são anunciadas

Manhã celebrativa de sábado (27/05) teve música e homenagens

A manhã do último sábado (27/05) foi de celebração no Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo – Dona Lica. A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Administração, realizou a entrega da revitalização do Mercadão, com diversas melhorias realizadas ao longo dos últimos dois anos. O evento foi na Praça de Alimentação, que agora tem cobertura, e teve apresentação do cantor Léo Oliveira.

“Estamos revivendo um grande Mercadão! Mais de 200 mil turistas passam por Itatiba por ano e queremos que venham, cada vez mais, conhecer o nosso Mercado Municipal. Todas as cidades que têm um, tratam com o respeito que tem que ter, e temos que tratar o nosso Mercadão com o respeito que ele merece. Ficou muito bonito e as obras que ainda virão vão transformar cada vez mais em um Mercadão ainda melhor”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, no evento que contou com a presença do secretariado e de autoridades municipais.

O secretário de Administração, Eduardo Antonio Sesti Junior, detalhou o próximo projeto para o espaço. “Iniciamos no primeiro dia de governo o trabalho no Mercadão. Além de ser um centro comercial, é histórico e cultural no nosso município. Por isso, tem que ser valorizado a todo momento. Os boxistas entenderam essa nossa filosofia e a necessidade de cuidar para atrair mais visitantes. Os trabalhos aqui não param: estamos com projetos prontos para, até o final do ano, entregarmos 80 jogos de mesa e cadeira padronizados e personalizados à Praça de Alimentação; e, melhor a sensação nos dias calor, vamos colocar climatizador para que frutas e verduras possam estar sempre boas e frescas para o consumo; e vamos instalar na Praça de Alimentação sistema de som e quatro televisores”, contou o secretário.

Melhorias

Entre as melhorias realizadas, que estão na casa do R$ 500 mil e que podem ser vistas por todos que passam pelo Mercadão, estão a renovação do paisagismo – interno e externo, reformas desde o piso até a cobertura externa, passando pelo telhado interno e calhas, pintura de solo e das fachadas – interna e externa – luzes decorativas para dar destaque ao prédio na paisagem noturna. Também os 25 carrinhos de compras novos, instalação de bicicletário na área externa coberta e reforma dos quatro banheiros.

Foram realizadas ainda a instalação de letreiro e reforma da guarita de entrada do estacionamento – que fica na Rua Luiz Scavone, grande corredor de movimentação de turistas que passam por Itatiba, além de remodelação do jardim em frente e colocação de comportas – com mais de um metro de altura – em cada uma das portas do Mercadão, uma medida preventiva contra eventuais alagamentos.

“O Mercadão mudou completamente e devemos muito à Prefeitura, que realmente investiu dinheiro, tempo e fez com vontade para ficar este um ponto de referência; em Itatiba não era mais (um ponto de atração) e a Prefeitura está resgatando isso. Trouxe também mais segurança com a garantia para o boxista que não vamos mais ter problemas com enchentes [salientando a instalação de comportas]. Todo mundo está mais contente em trabalhar e com mais vontade de atender”, disse Rodrigo Paolini, presidente do Conselho dos Boxistas.

“Foi uma mudança muito grande, e a gente vê que é um investimento para muito tempo, porque é material bom, coisa para sempre. Maravilhosa”, declarou a boxista Isabel Cristina de Melo Ramalho.

Dona Lica

O Mercado Municipal Dona Lica foi inaugurado em 1984, no prédio que abrigava uma antiga fábrica de fósforos e passou por uma revitalização há dez anos. Agora, recebe novas melhorias muito elogiadas por todos.

Na inauguração, o prefeito era José Maurício de Camargo, filho da então Dona Lica, cuja família estava presente na cerimônia deste sábado – através da filha Iolanda, de 94 anos, netos Hermínio e José Cláudio Geromel, com a esposa Bruna, e bisneta Carolina – e foi homenageada com uma miniatura da placa desta revitalização de 2023.

“Ela era uma pessoa alegre para enfrentar os percalços do dia a dia e sempre com um ombro amigo para ajudar todas as pessoas. Era uma cidadã de mão cheia e, por este motivo, foi grafado o nome dela no Mercado Municipal. É um local bastante interessante para o convívio das pessoas, como estamos vendo aqui hoje. Este lugar deve ser preservado e protegido para que todos possam partilhar desses bons momentos que o Mercado proporciona. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa e o trabalho de revitalizar este lugar muito importante para toda comunidade itatibense”, disse o neto José Cláudio.

Crédito: Renato Jr/PMI