Prefeitura distribuirá 7,5 mil mudas na Praça da Bandeira nesta terça (06/06)

Abertura da Semana do Meio Ambiente ocorreu nesta segunda (05) com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, promove nesta terça-feira (06/06) a distribuição de 7.500 mudas – de temperos a árvores – gratuitamente à população, dentro da Semana do Meio Ambiente, que foi aberta hoje (05), Dia Mundial do Meio Ambiente (veja mais abaixo). A ação será realizada na Praça da Bandeira, das 9h às 14h.

Além da doação de mudas, também haverá ação de conscientização para adoção responsável de animais – realizada pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) e por protetoras voluntárias de Itatiba.

As mudas a serem doadas são produzidas no Viveiro Municipal e entre elas estão plantas ornamentais (como roseirinhas), chás, temperos e ervas medicinais. Os interessados encontrarão ainda cavalinha, penicilina, manjericão, hortelã, coentro, cebolinha, entre outras. Haverá também mudas de árvores frutíferas e ornamentais.

Abertura da Semana

A Semana do Meio Ambiente 2023 foi aberta na manhã desta segunda-feira em evento no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura, e segue com programação até o próximo sábado.

“Iniciamos a Semana do Meio Ambiente, mas a conscientização é para o ano inteiro. Precisamos ter a preservação dele nos 365 dias do ano. Essa semana é especial porque tem o lançamento de um projeto que está sendo desenvolvido desde 2012 e que agora vai virar realidade, o Jardim Botânico de Itatiba, que será – além de um novo ponto de lazer, educação e atração turística – também um local de preservação de sementes e mudas para o futuro, em um investimento inicial de quase R$ 1 milhão, bem no ‘pulmão da cidade’ – junto ao Viveiro Municipal (ao lado do Parque Ferraz Costa). Esperamos todos lá”, convidou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

“Quando as crianças têm no adulto um exemplo, o cuidado com o meio ambiente vai muito bem. É na terra que vamos agir; é preciso plantar árvores para termos um ar melhor. Essa conscientização é necessária”, pontuou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, entusiasta das questões ambientais.

Palestra ODSs

A abertura desta manhã, em parceria com a Escola de Governo e Gestão Pública de Itatiba, contou com palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e as aplicações nos espaços urbanos. Foi ministrada por Nina Orlow, coordenadora do Movimento Nacional pelos ODS no Estado.

“Estamos com servidores de toda Secretaria prestigiando esta data e fazendo a conscientização em prol do Meio Ambiente. Se não tivermos, o mundo que teremos para filhos e netos não será o que temos hoje. Para isso, são necessárias ações, a exemplo dos ODSs. São metas ambiciosas para que tenhamos uma vida melhor”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hiroshi Bando.

“Durante todo o ano trabalhamos a conscientização e esta é uma grande oportunidade de participarmos junto desta ação. Esta Semana do Meio Ambiente é extremamente importante. Quanto mais preservamos o meio ambiente, mais vida e saúde teremos”, disse Wilson Stocco, representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), apoiadora desta Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Itatiba.

“Fizemos a lei do Programa ODS para Itatiba ficar em um patamar melhor do que está, com mais crescimento e sustentabilidade para a cidade. Apoiamos as causas ambientais e estamos engajados e nos motivando em fazer a nossa vida ter uma qualidade melhor”, comentou a vereadora Leila Bedani, representando a Câmara de Itatiba.

Programação

Na quarta-feira (07/06), o anúncio oficial do Jardim Botânico de Itatiba será no Viveiro Municipal de Mudas, que fica ao lado do Parque Ferraz Costa às 9h e contará com plantio de mudas de árvores.

Por fim, a Semana do Meio Ambiente terá seu encerramento com a realização da Mostra Criativa de Itatiba, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, que será no Parque Luís Latorre no sábado, 10/06. O evento vai das 10h às 18h. Toda a programação tem apoio da Sabesp.

Créditos: Mari Carla Giro e Tatiana R. Petti/PMI