Prefeitura de Itatiba promove 3ª edição do projeto Meninas Ocupam

Para celebrar o Dia Internacional da Menina, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na sexta-feira (11), pelo terceiro ano consecutivo, o projeto #MeninasOcupam, em parceria com a ONG Plan Internacional.

Neste dia, a prefeita Mayra Santos Nascimento, aluna do CEMEI Patativa, aprendeu rotinas e responsabilidades do gabinete do Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, enquanto outras 14 meninas, entre 4 e 5 anos, tiveram as mesmas experiências junto aos secretários municipais. “Eu conheci um monte de lugares aqui, os funcionários também, o prefeito. Ele explicou sobre a cidade, as coisas que a gente tem que fazer. Foi muito legal, gostei muito de vir”, explicou Mayra.

Após o período nas secretarias, todas as aulas participaram de uma reunião de secretariado. Simbolicamente, foram assinadas leis e decretos, criando o “dia de brincar na chuva” e “instituindo o direito das crianças serem felizes”.

“A gente entende que no médio e longo prazo há um impacto muito positivo e muito grande. O Meninas Ocupam é uma iniciativa mundial, justamente para estimular as meninas, já bem novas, na luta pelos seus direitos. Isso ajuda a criar uma raiz, para que elas cresçam liderando e que possam ser o que elas quiserem: advogadas, engenheiras, arquitetas, médicas, inclusive políticas e líderes no futuro”, explicou o prefeito Douglas Augusto.

CIDADANIA

Cada menina pôde apresentar aos colegas as questões sobre a escola ou sobre o bairro onde moram, debatidas previamente com colegas na sala de aula. “É importante despertar o interesse em todas as meninas e em toda a sociedade para esse empoderamento feminino, de igualdade de condições. O projeto começa antes, nas escolas, estimulando as crianças a olharem os locais que mais convivem e perceberem que podem ser agentes de mudança, visando o bem comum”, afirmou Anderson Sanfins, Secretário de Educação.

O prefeito Douglas também destacou um momento simbólico que ocorreu durante a reunião. “Elas trouxeram desenhos que os colegas fizeram e uma delas pegou o de um campinho de futebol, com crianças jogando bola, dizendo ‘essa aqui é para mostrar que não é só menino que pode jogar futebol, menina pode jogar futebol também’. Então isso mostra que já tá tendo efeito, que a menina pode ser o que ela quiser na sociedade”, pontuou.

Participaram da ação: Prefeita: Mayra Nascimento (Patativa); Educação: Vitória Carvalho (Maria Nair); Obras: Manuella Rocha (Joaquim), Meio Ambiente e Agricultura: Yasmin Leonel (Maria Helena); Esportes: Lídia Silva (Elisabeth Abrahão); Cultura: Brenda Pereira (Pixoxó); Ação Social: Luana Sartorato (Benedicto Delforno); Saúde: Larissa Maciel (Pintassilgo) ; Desenvolvimento: Maria Livia Facina (Curió); Finanças: Giovanna Monteiro (Juriti); Segurança: Isabella Lima (Pixarro); Assuntos Institucionais: Luísa Lima (João-de-Barro); Negócios Jurídicos: Jennifer Teixeira (Andorinha); Administração: Lavignia Moreira (Francisca); Governo: Isadora Freires (Chopim).

A Lei nº 5.147/2019 institui o dia 11 de outubro como “Dia Municipal da Menina”, dedicado à palestras, rodas de conversa, seminários, workshops, campanhas e mobilização que “difundam os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas adolescentes, bem como, reconhecer a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades sociais”

Fonte do texto e Crédito da Foto: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba /