Prefeitura de Itatiba anuncia medidas contra coronavírus em coletiva de imprensa

A Prefeitura de Itatiba realizou na tarde desta terça-feira, 3, uma coletiva de imprensa no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. Participaram o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, o Secretário de Saúde, Dr. Fabio Nani, além do Secretário Adjunto de Saúde, Dr. Carlos Lemes.

O Prefeito Douglas Augusto informou que Itatiba foi notificada pela GVE (Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde) de um caso suspeito, ainda não confirmado, de um possível contágio por coronavírus. Esta mesma paciente, uma jovem de 27 anos, cidadã itatibense, fez uma viagem para Inglaterra e França e contraiu o vírus H1N1, sendo diagnosticada em Campinas, não circulando pelo município de Itatiba. Ela encontra-se em isolamento domiciliar recebendo todos os cuidados necessários. De acordo com os protocolos médicos, pacientes já diagnosticados com H1N1 tem poucas chances de terem ao mesmo tempo laudo positivo para coronavírus. O resultado definitivo do exame sairá nesta quinta-feira, 5.

A Prefeitura de Itatiba tem tomado diversas medidas preventivas. Milhares de cartazes com dicas de prevenção ao novo vírus foram distribuídos em pontos de interesse coletivos como escolas, frota de ônibus, prédios públicos, além de estabelecimentos comerciais, trabalho realizado em conjunto com os Diretores Regionais que tem auxiliado na distribuição do material informativo em suas áreas de atuação.

O município de Itatiba já faz o combate de forma objetiva seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde. Não há necessidade nenhuma de que as pessoas alterem suas rotinas ou vivam em pânico. Basta, no momento, ampliar os nossos hábitos de higiene”, ressaltou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

DECRETO

Durante a coletiva, foi apresentado à imprensa o Decreto Municipal 7.348 de 3/3/2020 que obriga estabelecimentos comerciais que prestam serviço à população, e outros similares, a disponibilizar equipamentos com álcool etílico hidratado 70% em suas dependências.

Varejos de alimentação, shopping e centros comerciais, agências bancárias e postos de serviços, casas lotéricas, hotéis e pousadas, bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e similares, casas de eventos, supermercados, escolas e faculdades, igrejas e templos religiosos, clubes de serviços, cinemas e teatros, oficinas de serviços e prédios públicos dentre outros devem disponibilizar no mínimo um equipamento de álcool e produtos para higienização das mãos nos banheiros existentes no local.

Os estabelecimentos descritos acima devem ainda afixar em local visível cartaz fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde sobre orientações de prevenção.

Muitas doenças podem ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos. Outras doenças podem ir e vir e este hábito deve permanecer para sempre, assim, vamos nos prevenir não apenas do coronavírus mas de muitas outras enfermidades”, destacou o Dr. Fabio Nani, Secretário Municipal de Saúde.

Fonte : Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba