Prefeitura assina convênio para repasse de R$ 475 mil em 2019

A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu, na manhã de segunda-feira (11), prefeitos e representantes de 121 municípios paulistas, para a assinatura do convênio que autoriza a transferência de recursos do Fundo Estadual da Assistência Social (FEAS) para os Fundos Municipais.

Itatiba foi representada pelo prefeito em exercício, José Roberto Fumach e pela Secretária de Ação Social Trabalho e Renda, Elisabet Tsumura. Ao longo de 2019, o município receberá, no total, R$ 475.242,37, para serem aplicados em serviços socioassistencias, como os CRAS, o CREAS e o Abrigo Municipal, criado para acolher pessoas em situação de rua.

“Esses recursos estão vindo em boa hora. Temos um Plano Municipal da Assistência e é a partir dele que o Estado calcula e direciona essa verba. Nos CRAS fazemos todo o acompanhamento Socioassistencial às famílias referenciadas ao equipamento e cadastradas no CADUnico do Governo Federal, além das diferentes oficinas, enquanto no CREAS lidamos com pessoas e famílias em situação de maior complexidade e risco social, que exigem uma ação mais profunda”, comentou a secretária.

A nova Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo é Célia Parnes, que teve, no evento, a primeira oportunidade de sua gestão para se dirigir diretamente aos municípios. “Sabemos que as demandas sociais da população aumentaram bastante nos últimos anos, em razão da crise econômica que diminuiu os empregos e as oportunidades de  obter renda de forma geral”, analisou.

A secretária estadual reforçou que o resultado da aplicação dos Planos Municipais de Assistência é a essência do trabalho desenvolvidos. “Também é importante que seja avaliado o impacto dos programas implementados e das ações realizadas; não somente importa os dados da cobertura dos programas, como relatório do número de pessoas atendidas e beneficiadas: importa conhecer como muda a vida das pessoas a partir do acesso ao benefício, a melhoria da qualidade da relação das mães com seus filhos pequenos e assim por diante”, discursou.

CRAS

Itatiba conta com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), locais especialmente preparados para que o cidadão pode tirar suas dúvidas e informar-se sobre programas assistenciais nos quais ele se encaixe. Nesses locais é feita a avaliação da família e, se ela estiver dentro dos critérios, poderá ser inscrito no Bolsa Família, Renda Cidadã, Apoio à Família ou outro programa que for mais adequado aquela situação.

O repasse de benefícios é apenas uma das linhas de atuação do CRAS, que também trabalha com oficinas para todos os diversos segmentos etários (adultos, adolescentes, crianças, jovens e idosos).

CRAS – I San Francisco

Av. Antonio Nardi, n 320. Fone: 4524-4361

CRAS – II Jd. Das Nações

Av. Estados Unidos, n° 646, . Fone: 4524-6144

CRAS – III Porto Seguro

Av. Urbano Bezana, s/n° Fone: 4487-2881

CRAS – IV João Corradini (funcionando temporariamente no Jd. Harmonia)

Rua Santo Antonio, s/n°, Jardim Harmonia. Fone: 4487-2414 / 4524-3360

Centro Comunitário Jardim São Marcos

Rua Pedro Fusussi, n°235, Jardim São Marcos. Fone: 4534-0089

Centro Comunitário Tapera Grande

Rua Diogo Montanhez, s/n°, Tapera Grande. Fone: 4594-1181

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itatiba