Prefeito Jaime Cruz cria Comitê Intersetorial para intensificar ações de combate ao coronavírus

Trabalho envolve diversas secretarias municipais e também a Santa Casa; Prefeitura já vinha desenvolvendo ações de conscientização desde o início de fevereiro

 

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao coronavírus, iniciadas pela Prefeitura de Vinhedo no início de fevereiro, ou seja, há quase um mês e meio, por meio da Secretaria de Saúde, o prefeito Jaime Cruz criou nesta sexta-feira, 13, um Comitê Intersetorial envolvendo diversas secretarias municipais e também a Santa Casa.

 

“Como era previsto, a doença chegou ao Brasil e está se alastrando. A Organização Mundial de Saúde classifica a situação como pandemia global por conta da rápida expansão do coronavírus por todo o mundo. Estamos atentos e vamos tomar todas as medidas que julgamos cabíveis para proteger a nossa população, sobretudo aqueles que são mais vulneráveis”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

 

Com esse objetivo, o prefeito Jaime Cruz promoveu uma reunião na manhã desta sexta-feira com os secretários municipais Saúde, Flávio Moreira; de Governo, Jorge Torrezin; de Assistência Social, Eduardo Galasso; de Esportes e Lazer, Sandro Saltori; e de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz. Presentes também representantes das secretarias de Educação, de Negócios Jurídicos e ainda da Santa Casa de Vinhedo, incluindo o gestor geral, Celso Beltramini, que compõem o Comitê Intersetorial.

 

O grupo se reunirá periodicamente, fornecendo subsídios para a tomada de decisões e adoção de medidas que forem julgadas necessárias.

 

Conforme destacou o secretário de Saúde, Flávio Moreira, a Prefeitura já vem desde o início de fevereiro trabalhando na divulgação de informações para a população, sempre de forma proativa e transparente. Ele destacou que os profissionais de saúde estão recebendo os treinamentos necessários e ainda que o auxílio da população é muito importante, atendendo as normas de etiqueta respiratória (veja abaixo).

 

Casos suspeitos na cidade

 

Até o momento, Vinhedo já teve 8 notificações (casos suspeitos) de coronavírus. Com os dados que chegaram nesta quinta-feira, 12, agora são apenas 2 casos suspeitos. Ao todo, 6 foram descartados (5 através de exame e 1 por não preencher critérios), restando no momento 2 casos suspeitos, ambos em isolamento domiciliar, e que recentemente viajaram ao exterior.

 

A doença

 

O coronavírus apresenta quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante a um resfriado, com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.

 

Para se proteger contra o coronavírus e outras doenças respiratórias é necessário seguir algumas dicas simples: cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel; não compartilhar copos, talheres e alimentos; procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos; sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados; manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados; evitar contato próximo com pessoas doentes; adotar hábitos saudáveis com alimentação balanceada e ingestão de líquidos e usar lenço descartável para higiene nasal.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Itatiba