Prefeito Douglas recebe alunos premiados na Bragantec 2018

Na sexta-feira (28), o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, recebeu os estudantes Evelym Couto, Ivelize Preto e Douglas Neto, acompanhados da professora Daniela e da coordenadora Raíra, da EMEB Maria Ap. Tomazini, no Morro Azul.

A equipe foi premiada em setembro, na 8ª edição da Bragantec, uma feira científica promovida pelo Instituto Federal de São Paulo. O projeto dos alunos foi contemplado com o 1º lugar em Sustentabilidade e com o 2º lugar em Ciências Exatas e da Natureza. A ideia, original, mostra como reduzir e prevenir mofos e bolores, de forma barata e sustentável em bibliotecas, utilizando um produto que criaram (em líquido e em gel) com base nas propriedades químicas da casca da laranja.

“É gratificante ver que uma escola de ensino fundamental de Itatiba, competiu de igual para igual com escolas de ensino médio, ETECs, e até particulares de toda a região. Parabéns aos alunos e à equipe gestora por essa conquista que muito nos orgulha, especialmente à comunidade do Morro Azul”, afirmou o prefeito Douglas Augusto.

O encontro foi acompanhado pelo Secretário de Educação, Anderson Sanfins e pela supervisora Marilsa Camilo, representando a supervisora da escola, Rita Netto.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Todo o processo de criação do composto foi registrado em um “diário de bordo”. Os alunos experimentaram métodos diferentes para extrair as propriedades necessárias da casca da laranja, escolhendo aquele que mostrou melhor resultado.

Também aconteceram diversos testes para transformar o líquido em gel, que terminou com a utilização de um elemento chamado “carbopol”, presente no álcool em gel que é vendido no comércio.

A aluna Ivelize incentivou os colegas a seguirem um caminho parecido. “É uma coisa que a gente não imaginava que ia acontecer, mas estamos felizes. Todos os alunos deveriam tentar participar de eventos assim”, pontuou. Douglas completou: “É legal sair da sala de aula e pesquisar sobre isso, todo esse processo científico, muito bom mesmo”.

Para Evelym, o projeto poderia continuar, mesmo com a premiação já garantida. “Até queria continuar com esse projeto, várias sugestões foram apresentadas na Bragantec para nós, para melhorar nossa ideia, mas também é possível começar algo novo”, ressaltou.

Texto: Prefeitura Municipal de Itatiba

Legenda da foto: Alunos da rede pública competiram com escolas particulares e de ensino médio de toda região;

Crédito da foto: Frank Toogood / PMI