Planetário terá observação da Lua nesta terça (25) e quinta no Parque Ferraz Costa

Atividade é aberta, gratuita e terá senhas distribuídas na Pista de Atletismo

O Planetário Municipal Prof. Benedito Rela realizará duas noites de observação do céu no Parque Ferraz Costa. É a atividade intitulada De Olho Na Lua que será amanhã, terça (25/07) e na quinta (27), na Pista de Atletismo. A ação é da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, e será das 19h às 22h.

Para participar, basta comparecer e retirar a senha na chegada e observar a Lua Crescente com telescópios. Este é o retorno, após anos, de uma atividade para toda a família.

“Estamos retomando esta atividade com duas sessões programadas. Os telescópios serão montados e atenderemos até 300 pessoas. Esta é uma atividade de divulgação científica, em particular de astronomia, absolutamente livre e lúdica, sem a necessidade de ter conhecimento prévio. Basta ter o interesse e a curiosidade de observar a Lua com os telescópios”, disse o astrônomo Carlos Mariano, do Planetário municipal.

Serão três telescópios: um refletor e dois refratores. “Os três equipamentos são muito bons para a observação da Lua, astro vizinho da Terra, o mais próximo. Mesmo com telescópios pequenos já dá para ver bastante coisa. Como está muito perto da Terra, é possível ver a superfície dela, como as crateras e montanhas, detalhes do relevo lunar”, destacou Carlos.

Das quatro fases principais, o De Olho na Lua será durante a Crescente. “É quando vemos uma parte dessa face dela voltada para nós iluminada. Ela é mais bonita de se ver no telescópio do que a Lua Cheia, pois permite ver mais detalhes”, contou, lembrando ainda que, como é uma atividade ao ar livre, depende das condições atmosféricas. Se houver tempo chuvoso, o evento é cancelado.

Reforma para melhoria

Neste mês de julho, o Planetário – que completará 20 anos em novembro e que já recebeu quase 200 mil pessoas nestas duas décadas – está passando por reformas de melhorias. As obras envolvem a impermeabilização na parte externa da cúpula, para evitar infiltrações e corrigir problemas de umidade que surgiram ao longo do tempo. Também envolvem pintura externa e na parte interna da cúpula (domo), troca de calha e do piso na entrada.

Na sala de projeções, o revestimento de carpete, que está ali desde a inauguração em 2003, será substituído por um piso vinílico. Assim que a reforma for concluída, o Planetário voltará a realizar sessões escolares – de terça a sexta – com grupos de estudantes de Itatiba e região, além das sessões públicas aos domingos – às 16h e às 17h30.

Crédito: Tatiana R. Petti/PMI