Pista no Parque da Juventude ensina crianças sobre regras de trânsito

Desde segunda-feira (20), alunos do ensino fundamental das EMEBs Marina Araújo, Agenor Vedovello, Sebastião Pires, Maria Gemma, Maria Teresa, Maria Salles e Vera Lúcia estão aprendendo de forma prática sobre regras de trânsito.

Todo o espaço cenográfico do circuito viário em miniatura faz parte do projeto “Na Pista Certa”, realizado em parceria com a fundação Mapfre e Rota das Bandeiras e foi instalado no Parque da Juventude. Monitores devidamente treinados apresentam conteúdos que os alunos assimilam e vivenciam imediatamente por meio de atividades lúdicas e pedagógicas.

“A parceria partiu da Rota das Bandeiras e Fundação Mapre para conseguirmos colocar na agenda o circuito do trânsito, que para nós é um trabalho essencial, levando a 969 crianças no Parque da Juventude, onde elas tem primeiro uma aula teórica, depois com bicicletas e finalizando com uma avaliação. Uma coisa lúdica, divertida, que as crianças têm gostado bastante”, comentou o secretário de Educação, Anderson Sanfins

Primeiro há uma apresentação teatral, com bonecos e maquete, voltada para atender aproximadamente 30 crianças. Na sequência, todas vão para o circuito, onde recebem capacete e outros itens de proteção. As crianças que não sabem andar de bicicleta também participam, com o auxílio de rodinhas. As escolas participantes agendaram previamente as atividades, que acontecem na parte da manhã (das 7h30 às 10h30) e da tarde (13h30 às 16h30).

Ao todo, mais de 960 alunos participarão das atividades que visam estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, visando mostrar os diferentes pontos de vista: motorista, passageiro, pedestre, ciclista, entre outros atores desse sistema.

“As crianças têm gostado demais, tem tido noções de cidadania, de regras de trânsito e elas têm de forma lúdica representado tudo isso. A gente vê a alegria das crianças quando entram no circuito e saem pedalando colocando as regras que eles aprenderam lá. Elas ficaram felizes, gostaram muito e o melhor: estão multiplicando o que aprenderam aqui”, relatou Marilda Rezende, professora formadora da Secretaria da Educação.

Texto e Fotos: Prefeitura de Itatiba