Parque da Juventude recebe crianças em ação especial no Dia do Brincar

Um domingo repleto de cores e música. De famílias inteiras com seus filhos, no resgate das brincadeiras tradicionais e distantes de tecnologia. O que contou foi a interação e a alegria evidente no rostinho de cada criança. Teve bambolê, corda, futebol, contação de histórias, oficina de música, oficina criativa, cantinho do bebê, cantinho para colorir, confecção de bonecas, feira de troca de brinquedos, teatro de fantoches, bolha de sabão e também apresentações. Esse foi o Dia do Brincar, que faz parte da Semana Mundial do Brincar, promovida pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Plan International, Nivea, Fundação do ABC e Zuca Toys.

“Tivemos várias atividades lúdicas na Semana do Brincar. A criança precisa aprender e ter foco nos estudos, mas pra ter essa disciplina ela precisa sobretudo brincar, porque brincar desenvolve a sua psique, coordenação motora, a torna mais pró-ativa, e a permite melhor desenvoltura na área da educação. É a infância que constrói a ética e o caráter do cidadão, por isso apoiamos todas essas atividades”, completou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

E foi um sucesso. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque da Juventude durante a manhã e a tarde de domingo, 26. Espalhados pelo Parque, muitos brinquedos infláveis também garantiram a diversão das crianças. Para os adultos, teve doação de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Muitos pais também acompanharam seus filhos na oficina sobre como plantar mudas e levaram suas novas plantinhas para casa. Outros também aproveitaram para tomar a vacina contra a influenza.

Um dos pontos altos do dia, foi a apresentação da Coreografia do Jori 2019, pela equipe Medalha de Ouro da Melhor Idade e apresentada pela Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Lopes de Oliveira. Um exemplo de determinação, garra e muita precisão. O público aplaudiu e vibrou! Ainda do Fundo Social, se apresentaram a Capoterapia, Dança Cigana e Zumba, com Edmur.

Os estudantes da rede municipal de ensino também participaram: Fernando & Banda, Teatro André Bianchini, Grupo de Violão- PEP EMEB “Angela Lygia”, FAMACHI-PEP EMEB “Chico Peroba” e FAMIPI EMEB “Sebastião de Camargo Pires”.

“Foi um sucesso. No ano passado tivemos um grande número de pessoas e fizemos a realização na Praça da Bandeira e esse ano devido ao grande número de atrações musicais das escolas e atividades, transferimos para o Parque da Juventude e o resultado foi excelente, com uma grande participação de muitos departamentos da Prefeitura, das Secretarias da Saúde, Ação Social, Meio Ambiente, Esportes, Cultura e Segurança. Que as famílias sempre utilizem os espaços públicos para brincar com suas crianças”, disse o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

PROJETO ATLETA DO FUTURO

O domingo também foi marcado pela renovação do convênio com o Sesi – SP para o Programa Atleta do Futuro, que realiza aulas esportivas nas Escolas de Esportes distribuídas em diversos pontos de Itatiba, como Tapera Grande, Bairro da Ponte, entre tantos outros.

Participaram da assinatura o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, o Secretário de Esportes, Igor Hungaro, a Coordenadora de Qualidade de Vida do Sesi, Luciana, da Orientadora de Esportes do Sesi, Carin Alessandra Marrofino Forest e do Gestor do Projeto, professor Murilo Soave.

“É um projeto importante que a Secretaria de Esportes em parceria com o SESI desenvolve. Assinamos um convênio que atenderá 570 alunos e chegaremos a 1000 alunos no decorrer do ano. Ações deste porte fomentam a prática esportiva e culminam em melhores condições sócio-esportivas às pessoas que mais necessitam do serviço público. Por tudo isso, estamos plenamente realizados com esse convênio”, comentou o Secretário de Esportes, Igor Hungaro.

O Projeto contempla cada aluno com um kit uniforme, além da formação oferecida para os professores e estagiários, que já começa no dia 24 de junho.

“O PAF tem uma metodologia voltada ao esporte educacional, existem várias turmas de alunos de 6 a 17 anos. O objetivo é incentivar e promover o esporte para os alunos, prevenindo que fiquem nas ruas e desenvolvendo o gosto pela prática de esportes que é muito importante para todos”, resume Murilo Soave, Gestor do Projeto.

O programa tem como madrinha a empresa itatibense Linfil Linhas e Fios Ltda, empresa que comercializa linhas e fios de algodão e poliéster.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba