Paraciclos são instalados em pontos estratégicos; uso do modal cresce em Itatiba

A mobilidade urbana de Itatiba ganhou incentivo para mais um modal: cinco paraciclos (conhecidos também como bicicletários) foram instalados em pontos estratégicos do município e poderão ser utilizados sem custo.

A ideia é permitir que os amantes do pedal possam ter um local específico e adequado para guardar suas bicicletas enquanto realizam outras atividades. Inicialmente, os equipamentos estarão disponíveis na Nova Rodoviária (que abrange também o Poucotempo), Parque da Juventude, Parque Linear, Mercadão e na Prefeitura.

“A instalação desses bicicletários atende a uma demanda que ouvimos da população. Temos notado um crescimento da utilização das bicicletas como meio de transporte e os equipamentos auxiliam esse público”, explicou Herminio Geromel Jr, Secretário de Obras e Serviços Públicos.

USO DE BICICLETAS GANHA FORÇA

O uso de bicicletas tem sido incentivado em Itatiba, embora o relevo do município, com muitos aclives, possa inicialmente dificultar a prática. O projeto “Mexa-se na Bike”, da Secretaria de Esportes, em parceria com a Equip Team, é um exemplo desse fomento, tendo edições regulares duas vezes ao mês, tanto em percurso urbano quanto “off road”, percorrendo 12 quilômetros.

Airton Andrade, diretor da Equip Team, incentiva o uso da bicicleta tanto para o lazer quanto como opção de mobilidade no dia a dia. “O uso da bicicleta tem aumentado muito no Brasil. A bicicleta, aos poucos, está sendo reintroduzida nos espaços das cidades e modificando a forma de interagir com o espaço urbano”, comenta. “Ao utilizá-la como meio de transporte, você ganha tempo, economiza dinheiro, não polui o meio ambiente e ainda isso te ajuda a sair da zona do sedentarismo, já como atividade física”, completa.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pelo Departamento de Trânsito, já há vias com ciclofaixas na cidade e outras em fase de projeto. “A Prefeitura está atenta a essa área e projeta para serem licitadas, na urbanização do Ribeirão Jacaré, uma ciclofaixa que vai das Pontes Gêmeas [no Itatiba Mall] até a ponte da faculdade”, explicou Geromel, secretário da pasta. “Um outro projeto de ciclofaixa sairá da Praça da Biquinha, seguindo até o Parque da Juventude – lá poderemos interligá-la a uma outra ciclovia, que liga o Parque da Juventude ao Linear, por meio das avenidas Carmelo Scarparo e Lida Ceccon Scarparo”, concluiu.

Fonte do Texto e Crédito das Fotos: Prefeitura de Itatiba