Opinião: “Pandemia” – por Renato Júnior

Anos Gêmeos sempre com alguma novidade. Fato ou Coincidência?

“Em 2020, o mundo está passando por mais uma Pandemia. Não é a primeira e com certeza não será a última. Aliás, o que está acontecendo agora, já ocorreu há algum tempo atrás. Fiz uma comparação entre os anos e posso dizer que uma das grandes pandemias aconteceu por volta de 1919 com o vírus “Influenza“, mais conhecido como gripe espanhola.

A gripe espanhola aconteceu entre janeiro de 1918 a dezembro de 1920 e há registros de que 500 milhões de pessoas foram infectadas. Ou seja, ¼ da população do mundo. Os óbitos ultrapassaram a casa dos 50 milhões, possivelmente chegando a 100 milhões. Foi a primeira pandemia na história que causou milhões de mortes.

Naquela época não existiam tantos recursos como nos dias atuais, por isso a pandemia perdurou por 2 anos até o mundo conseguir encontrar uma solução para o problema.
A certeza que temos é que com o Covid-19 não será diferente. A maior pandemia do século XXI até agora, teve início em dezembro de 2019, exatamente 100 anos depois da gripe espanhola. Agora, cabe aos líderes, profissionais da saúde e, claro, aos cientistas, que estão trabalhando duro, achar a solução para vencer o quanto antes esta guerra.

Assim como há 100 anos, a prevenção ainda é o melhor remédio. Já naquela época se falava sobre os cuidados com a higiene pessoal e com a saúde afim de facilitar a vida dos profissionais que, na zona de frente, são os que mais sofrem com as consequências.

Com tanta tecnologia e velocidade nas informações, concluímos que pode ser um vírus cruel, mas aprendemos com nossos antepassados que isso vai ser resolvido. Por isso, procure ficar atento às fontes confiáveis que se baseiam na história, na ciência e em grandes heróis profissionais que estão unidos para combater mais essa pandemia.

Já sabemos como todos podem ajudar. Quem não está muito por dentro das questões técnicas relacionadas ao COVID – 19 basta cuidar da higiene, manter distância das pessoas ficando em casa o maior tempo possível e confiar.

Independente da crença, é bom nesse momento acreditar em Deus e pedir proteção divina para os profissionais da saúde e voluntários que a cada dia doam a sua vida pelo próximo em todo o mundo.

Nas guerras, tinham soldados e os feridos eram cuidados pelos médicos, enfermeiras e voluntários. Hoje o quadro mudou. São eles que estão na linha de frente contra o CoronaVírus.

Texto: Renato Júnior

Fonte de pesquisa: Wikipédia e Pleno.News