Observação dos planetas reúne mais de 800 pessoas

Aproveitando o clima seco e com poucas nuvens no céu, os professores do Planetário Municipal ‘Prof. Benedito Rela’ e da Estação Ciências ‘Profª Neide Terezinha Canal Pereira’ realizaram nos dias 25 e 26, observações espaciais na “Noite dos Planetas”, atraindo mais de 800 curiosos que tiveram uma experiência diferente com espaço sideral.

O local escolhido para reunir todo esse público foi a quadra de tênis do Parque Ferraz Costa, bem ao lado do Planetário e da Estação, uma área privilegiada por ser um ponto elevado e de fácil visibilidade celeste, graças as clareiras formadas pela copa das árvores.

Com o uso de três telescópios, os participantes puderam ver os planetas Marte, Júpiter e Saturno com bastante detalhes, além de ver a Lua em sua fase crescente, com as suas misteriosas crateras e montanhas. Além dos apontamentos e observações com telescópio, os professores João Pantano Neto e Carlos Eduardo Mariano, que juntos organizaram o evento, também auxiliaram os espectadores com explicações sobre o céu e os planetas.

“Foi bastante legal esses dois dias de observação, muitas pessoas participaram e acredito que gostaram muito” comemorou João. “No segundo dia que é que tivemos um pouco de azar, pois o céu ficou nublado, então não conseguimos fazer muita observação, mas no primeiro dia o céu estava bem claro, conseguimos ver Marte, conseguimos ver a lua, vimos Júpiter, vimos Saturno, com bastante detalhe”, explicou.

“Foi um evento super legal, o meu filho adorou, apesar da demora nas filas, foi muito bacana poder observar a imensidão da lua”, comentou Ana Lucia Coelho, que levou o filho, Luis Felipe, de 9 anos, para curtir um programa diferente.

Quando perguntado sobre a possibilidade de se fazer novas atividades como essa, o professor João explicou que, embora não exista uma data fixada, um novo evento deve ser marcado para agosto e ressaltou que “mesmo que não tenhamos eventos de observação, o Planetário Municipal oferece cursos ao longo de todo o ano, desde os mais introdutórios até alguns mais avançados”. Durante as férias de julho o Planetário realizou o curso “Coisas que vemos no céu: uma introdução à Astronomia Observacional Amadora”, que aconteceu durante os dias 06 e 13.

HORÁRIOS E SESSÕES

O planetário ainda oferece mais atrações para quem quer conhecer mais sobre o Sistema Solar, com sessões públicas aos domingos. A primeira é a apresentação do filme “Da Terra ao Universo”, feito especialmente para planetários, pelo ESO (Observatório do Sudeste da Europa), que oferece uma viagem pela história da Astronomia, começando nos primórdios dessa ciência, quando ainda se acreditava que a Terra estava no centro do Universo. A sessão é gratuita, com início às 16h, com duração aproximada de 35 minutos.

A segunda exibição acontece a partir das 17h30, com exibição do filme “Os Planetas”, quando é feita a simulação de uma viagem pelo Sistema Solar, que parte da Terra e visita todos os planetas da família do Sol, de Mercúrio até Netuno. Muitas informações sobre esses mundos são reveladas, além de imagens impressionantes. A sessão também é gratuita e com duração aproximada de 22 minutos.

Os eventos são abertos para maiores de quatro anos. É recomendável que o visitante chegue ao local com ao menos 15 minutos de antecedência, para garantir sua participação, pois o planetário abriga até 60 pessoas. Para evitar a entrada de luz externa, que atrapalha nas projeções do Planetário, não é permitido entrar na sala após o início da apresentação, por isso é fundamental que o visitante não chegue atrasado.

Texto: Prefeitura de Itatiba
Fotos: Frank Toogood (PMI)