O “Pastoril” do Coral Em Canto surpreende plateia no “Natal Encantado” de Morungaba

Interpretado pelos integrantes do Coral Municipal “Em Canto”, “O Pastoril – Um Auto de Natal Brasileiro” foi bastante aplaudido no Teatro Municipal Fioravante Frare, na noite desta sexta-feira (22/12).

O espetáculo integrou a programação artística do 9º Natal Encantado da Estância de Morungaba, realizado pela Prefeitura. Com a direção e regência de Ciça Baradel, o “Auto de Natal” foi muito bem interpretado pelos coralistas.

O público assistiu a das mais belas tradições brasileiras e toda a poesia desta manifestação cultural popular que aos poucos tem sido esquecida pelas novas gerações.

A maior tradição natalina do Nordeste era o Pastoril. Nesta brincadeira herdada dos europeus, dois cordões de pastoras cantam e louvam o nascimento de Jesus, comandadas pelo seu mestre-de-cerimônia, o Velho. São as pastoras dos cordões Azul e Encarnado que iniciam o ciclo natalino.

Tradicionalmente as pastoras anunciam o nascimento do Deus Menino. A história é contada em canto, verso e dança pela Mestra do Cordão Azul, a Contramestra do Cordão Encarnado, as Pastoras, a Borboleta, a Diana – a única pastora sem Cordão, com metade da roupa azul, a outra metade vermelha e pelo mestre de cerimônias.

A festa se inicia pedindo a permissão de São José das Pastorinhas com uma representação teatral com danças e cantos realizada diante do presépio para comemorar o Natal.

A plateia se emocionou durante o espetáculo e ao final aplaudiu em pé todo o talento colocado na prática pelos integrantes do coral formado por crianças, adolescentes e adultos. O Coral Municipal “Em Canto” é um dos projetos culturais realizados pela Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

Fonte: Prefeitura de Morungaba