Nova Vila Natalina começa a ganhar vida

O Fundo Social de Solidariedade já está a todo vapor com os preparativos para a edição 2018 da Vila Natalina, projeto que reuniu milhares de pessoas no Largo do Rosário durante o final do ano passado.

Na sexta-feira (03), oito multiplicadoras de Itatiba participaram de uma oficina de capacitação, aprendendo as técnicas de confecção dos enfeites com a utilização de garrafas pet, que serão utilizados este ano. As voluntárias levarão esses ensinamentos para outros grupos, que se transformarão em uma força tarefa para confeccionar os novos adornos da Vila Natalina.

“Este ano, com certeza, receberemos ainda mais visitantes do que no ano passado. Serão pessoas de diversos lugares, que ouviram sobre a nossa iniciativa. Itatiba se tornou uma referência!”, comemorou Mayara Lopes, primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Quem ministrou as técnicas foi a professora e artista plástica Maísa Gandolfi, que auxiliou na construção da Vila Natalina em 2017 e que neste ano foi para São Paulo aprender novos métodos, retornando para repassar o seu conhecimento. Maísa é servidora pública e voluntária do FSS.

INSPIRAÇÃO

A iniciativa da Vila Natalina de Itatiba rendeu bons frutos e serviu de inspiração para o Fundo Social de Solidariedade do Estado, que lançou o projeto “Natal EsPETacular”,que incentiva as prefeituras a enfeitarem as ruas com enfeites sustentáveis, produzidos a partir de garrafas pet.

Mayara esteve em abril no Palácio dos Bandeirantes, compartilhando com outras presidentes de FSSs todo o processo de construção dos enfeites, desde a coleta das garrafas, na campanha do agasalho, até a inauguração do espaço, que se tornou um atrativo turístico e foi visitado por crianças e adultos de diversas cidades.

Além da apresentação do projeto na sede do governo estadual, Itatiba também recebeu a visita de outros municípios da região, que vieram em busca de mais ideias e informações, uma forma de estreitar os laços de união, amizade e criatividade entre elas. Os visitantes queriam saber sobre o processo de arrecadação das garrafas pet e principalmente de como foram produzidos os enfeites, que deixaram o centro da cidade ainda mais iluminado.

“Recebemos visitas de diversos outros municípios, o que é sempre uma honra para Itatiba, foram muitas as conversas sobre como foram feitos os nossos enfeites e a partir daí surgiram várias ideias que foram estudadas e colocadas em prática, pois o projeto cresceu muito e a população espera e merece algo ainda maior do que a edição anterior”, explicou Mayara.

PROJETOS E VOLUNTARIADO

A produção da Vila Natalina conta, principalmente, com o apoio e empenho das voluntárias do FSS, que na edição do ano passado se dedicaram ao projeto. “Nosso objetivo esse ano é enfeitar mais pontos da cidade, enfeitar as praças centrais, o Largo do Rosário, descer pela Rua Francisco Glicério, porém precisamos muito da ajuda e apoio de colaboradores e dos comerciantes, para que possamos atingir essa nova meta”, explicou a Presidente do FSS. “A ajuda dos voluntários foi essencial para dar vida à Vila e esse ano como não poderia deixar de ser, continuam conosco, fortalecendo esse laço, para transformar a época mais mágica do ano em algo incrível”, ressaltou Mayara.

Quem quiser ajudar nas confecções, o processo é muito fácil: basta entrar em contato através do telefone 4534-3335 ou 4594-1677 e dizer qual período deseja colaborar.

Quem quiser colaborar de alguma outra forma, a organização já conta com um ótimo estoque de garrafas pet, porém ainda necessita de ferro velho, itens de iluminação, tela de arame, tinta, entre outros materiais. Caso alguém queira colaborar, também deve entrar em contato pelo mesmo telefone.

Texto: Prefeitura de Itatiba
Foto: Alisson Lage / PMI