Nova Esperança passa a contar com coleta de esgoto domiciliar

Na próxima quinta-feira (19), às 19h, a Prefeitura de Itatiba e a Sabesp darão início aos procedimentos para garantir a coleta de esgoto domiciliar para os moradores do Jd. Nova Esperança, na divisa com Valinhos, em uma reunião no CEMEI “Isabel Bizarro Tulon”.
Todos as informações de como realizar a ligação das caixas de inspeção (que já estão construídas), à rede de coleta municipal, serão fornecidas aos moradores pelo gerente regional da Sabesp, Wilson Stocco. A reunião também contará com a participação do prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e do Secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng. Herminio Geromel.
“A reunião de quinta-feira é um passo muito importante para os moradores. O saneamento básico é algo quase invisível, mas fundamental para a infraestrutura de um bairro. Ter saneamento básico ajuda inclusive na saúde e bem-estar de todos”, comentou o secretário.
“A Sabesp está pronta para conectar as casas do Nova Esperança à rede pública de coleta de esgotos. Na reunião do dia 19 explicaremos aos moradores o que cada um deve fazer para contar com esse benefício essencial”, afirmou o gerente da Sabesp, Wilson Stocco.
O processo de implantação da rede de esgoto no bairro já passou por diversas etapas, como o licenciamento ambiental, regularização de área e obras que levaram a tubulação até a região.

LIGAÇÃO CORRETA
A água da chuva (pluvial) nunca deve ser despejada na rede coletora de esgotos, pois tem grande volume e pode obstruí-la e danificá-la. Esse entupimento ou obstrução muitas vezes provoca refluxo de esgoto pelos ralos e pias dentro das moradias. A água da chuva que desce pela calha, quando é lançada nos ralos também sobrecarrega a rede de esgotos.
Para evitar problemas, as calhas devem lançar a água da chuva diretamente na rua, ou seja, para a guia ou galerias de águas pluviais.

Texto e Fotos: Prefeitura de Itatiba