Noite dos Planetas ganha sua segunda edição

A segunda edição da Noite dos Planetas está garantida e tem data marcada. Após a primeira edição, que reuniu mais de 800 pessoas em julho e que continuou com grande procura da população, nova oportunidade para observar o espaço sideral acontecerá nesse mês de agosto, na terça-feira, dia 21.

As quadras de tênis do Parque Ferraz Costa continuam sendo o local escolhido para reunir todos os curiosos por astronomia, bem ao lado do Planetário Municipal ‘Prof. Benedito Rela’ e da Estação Ciências ‘Profª Neide Terezinha Canal Pereira’, uma área privilegiada por ficar em um ponto elevado e de fácil visibilidade celeste, graças as clareiras formadas pela copa das árvores.

“Em virtude do grande interesse da população pelo evento, que aconteceu em julho e também devido ao cancelamento parcial das observações no dia 26 por causa das condições atmosféricas, então agendamos uma segunda edição da Noite dos Planetas. Será mais uma oportunidade de observarmos os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno a olho nu ou com telescópios, bem como a Lua em fase crescente e as principais constelações do céu do inverno”, convidou João Pantano Neto, professor do Planetário, que organiza o evento junto do professor Carlos Eduardo Mariano.

Os planetas Marte, Júpiter e Saturno ainda estão visíveis no céu durante este mês, logo no início do anoitecer, entre as 19h e 22h, então seguindo os mesmos moldes da edição anterior, serão montados telescópios para a observação desses astros, de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento.

Para a observar os corpos celestes serão distribuídas senhas por ordem de chegada, com capacidade máxima para 300 participantes. Além das observações com telescópios, também serão dadas explicações sobre o céu e os planetas.

“A noite dos planetas, realizada pela Secretaria de Educação foi um enorme sucesso, superando todas as expectativas, desta forma, estamos marcando uma nova data.

Recebemos muitos elogios pelo evento do Planetário de Itatiba, um dos visitantes relatou a surpresa de ver com telescópios os planetas que havia estudado em sala de aula. Com essa atividade procuramos também, incentivar nos jovens o interesse pela astronomia, além de frequentarem os cursos oferecidos pelo planetário durante as férias.”, comentou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

Em caso de tempo muito nublado e/ou chuvoso, o evento será adiado, sendo programada uma nova data.

Texto: Prefeitura de Itatiba
Foto: Frank Toogood/ PMI