“Multiplicando Valores” forma 1.170 alunos e abre novos ciclos de palestras em setembro

GM, por meio da Ronda Escolar, discute cidadania e prevenção às drogas entre alunos da rede municipal do 6º ao 9º Ano

O Projeto Multiplicando Valores, ciclo de palestras liderado pela equipe da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Itatiba, formou 1.170 alunos da rede municipal de ensino no primeiro semestre deste ano.

De abril a junho, uma série de palestras sobre a prevenção às drogas e bullying, além do exercício da cidadania, percorreu quatro escolas municipais. A partir de setembro, novas escolas municipais passarão a receber o ciclo de palestras.

A entrega dos certificados aos participantes desta primeira etapa, alunos do 6º ao 9º ano com idades entre 11 e 15 anos, ocorreu ao longo da última semana em cerimônias nas escolas que aderiram à iniciativa no primeiro semestre: EMEB Cel. Francisco Rodrigues Barbosa (Vila Mutton), EMEB Marina Araújo Pires (Bairro das Brotas), EMEB Anna Abreu (Bairro do Engenho) e EMEB Basílio Consoline (Bairro da Ponte).

Segundo o GM Assis, coordenador da Ronda Escolar, as palestras deste ano foram iniciadas em meados de abril, finalizadas em junho. “Falamos bastante sobre cidadania e drogas aos alunos, mostrando o que acontece nas ruas, a realidade do dia a dia e a trazendo essa conscientização do impacto negativo que a droga traz para a vida, já tendo em vista que, nessa fase da vida, podem ter contato inicial com elas”, disse.

Ainda segundo o coordenador, o respeito e boa educação são os principais valores levados para a sala de aula. “São esses valores que buscamos multiplicar. Esses alunos que participam do ciclos são os multiplicadores, levando as informações para um amigo, um parente, que não teve a oportunidade de receber essas orientações. Aos alunos mais jovens são reforçadas as ações de cidadania. Aos mais velhos, que estão já saindo do Ensino Fundamental para o Médio, abordamos com mais ênfase a conscientização e prevenção às drogas. Trabalhamos de forma lúdica e prática para mostrar que a droga dá a falsa sensação de que ela é boa, mas, na verdade, as consequências acabam com vidas. Nós prezamos pela preservação da pessoa e da família”, explica o GM Assis.

A iniciativa “Multiplicando Valores” começou em 2015 e só foi interrompida no período mais complexo da pandemia, quando as aulas se tornaram remotas. As palestras são dadas, além do coordenador, também pelos GMs Neves, Bedani e Anselmo.

Ação conjunta

A iniciativa envolve, além da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, via Guarda Municipal, também as Secretaria de Educação e de Governo, além do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, via Projeto Integração. “O Programa Reintegração tem como uma de suas vertentes a prevenção e as escolas ocupam uma posição estratégica para articular essas ações. O Projeto Multiplicando Valores em parceria com a Guarda Municipal veio de encontro com as propostas que estão sendo desenvolvidas pelo programa”, ressaltou a coordenadora do Programa Reintegração, Daniela Monte Rabechi.

Proerd também forma alunos

No último sábado, 25/06, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – liberado pela Polícia Militar, também realizou a formatura de alunos de escolas de Itatiba. Pelo menos 678 alunos participaram de cerimônia realizada no salão de eventos do Itatiba Esporte Clube, com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e da secretária de Educação Sueli Tuon. No município, o Proerd é apoiado pela Prefeitura de Itatiba.

Crédito: Alisson Lage/PMI (Multiplicando Valores) e Renato Jr/PMI (Proerd) 

 

 

 

4 anexos