Morungaba registra os 2 primeiros casos confirmados da cidade, um deles considerado “recuperado” é o do Prefeito da cidade

Em Morungaba, foram registrados dois casos com amostra positiva para o Covid-19, na tarde desta quarta-feira (8/4), além de quatro casos suspeitos e um descartado.
Um dos primeiros casos confirmados em Morungaba é do prefeito Marco Antonio de Oliveira. Ele obteve amostra positiva para o Covid-19. Além do exame pelo SUS há cerca de 3 semanas, que ainda aguarda resultado, o prefeito Marquinho optou pelo teste rápido de forma particular, por enquanto ainda não vinculando o exame ao Instituto Adolfo Lutz – que é a referência nacional para a coleta de exames.
O caso do prefeito já é considerado um “caso recuperado”. Ele apresentou sintomas característicos do Novo Coronavírus, cumpriu o isolamento chegando a ser internado por quatro dias. Logo depois da alta médica, ainda em isolamento, apresentou plena recuperação e, ao final do isolamento domiciliar, hoje se encontra sem qualquer sintoma.
O nome do outro paciente com caso confirmado na cidade, devido ao protocolo, é mantido sob sigilo, porém não está internado, passa bem e cumpre o isolamento domiciliar e as recomendações médicas.
“Normalmente os casos têm sigilo absoluto, mas preferi anunciar meu caso, pelo fato de eu estar administrando toda a linha de frente de nossa cidade no combate à pandemia. Optei por um teste rápido para sanar logo a dúvida e ficar à vontade para dar continuidade aos trabalhos necessários. Hoje estou disposto e com saúde, porém pessoas com mais idade e com comorbidades podem sofrer mais ou infelizmente até morrer”, explicou o prefeito.
Ele alerta para que as pessoas persistam na quarentena e prossigam tomando as devidas precauções.
A demora em receber os resultados de exames COVID-19 se deve ao fato de haver apenas um laboratório público que faz a análise de amostras, o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises dos exames de todo o Brasil.
Em todos os municípios do Estado de São Paulo, o exame tem demorado 20 dias ou mais.
A Prefeitura de Morungaba está aguardando o Ministério da Saúde viabilizar os testes rápidos.
A recomendação é que as pessoas realmente permaneçam em casa para evitar a disseminação do vírus. Embora o Hospital Municipal esteja preparado para o Pronto Atendimento, o hospital de referência da rede pública para os casos de Coronavírus é a Unicamp.

Fonte: Comunicação Social / PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE MORUNGABA