Morungaba promove ações pela “Saúde Mental” na campanha “Janeiro Branco”

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, promoverá ações pela Campanha “Janeiro Branco” no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) “Durvalina Martins Pelisson”, no Brumado.
Todas as segundas e sextas-feiras deste mês de janeiro, a equipe do Caps estará à disposição para informações e orientações relacionadas à saúde mental e em breve divulgará vídeos psicoeducativos sobre promoção da Saúde Mental junto à Atenção Básica, nas unidades de saúde do município, bem como vídeo-palestras por meio de redes sociais da prefeitura.
Segundo a coordenadora do Caps, a psicóloga Patrícia Maria Rosseti, a campanha tem como foco a valorização do “cuidado com quem somos”. O Janeiro Branco é dedicado a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para os universos mentais, emocionais, sentimentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos.
A Campanha Janeiro Branco 2021 tem a sua importância redobrada e chega à sua 8ª edição com uma missão fundamental em tempos de pandemia: inspirar indivíduos e instituições sociais a participarem de um grande pacto universal em defesa da Saúde Mental da humanidade.

Caps de Morungaba
O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Morungaba hoje está localizado na Rua Atílio Martins s/nº, Brumado.
Os atendimentos do Caps são feitos por uma equipe que conta com quatro psicólogos, um psiquiatra e uma fonoaudióloga.
Os atendimentos individuais, acolhimentos e ações em reabilitação psicossocial têm sido realizados regularmente, mesmo durante a pandemia, seguindo todos os protocolos de proteção contra a pandemia da Covid-19.
O objetivo dos CAPS é oferecer o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.
A coordenadora do Caps, a psicóloga Patrícia Rosseti, explica que a missão é reconstruir a visão sobre Saúde Mental: “A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde mental e o Caps está à disposição de toda a população morungabense”, comenta.

Fonte: Comunicação Social – PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE MORUNGABA