Morungaba concorre ao Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo de Aventura

A Estância Climática de Morungaba está concorrendo, pela primeira vez, ao Prêmio Top Destinos Turísticos, na categoria “Turismo de Aventura”.
A votação popular está aberta e prossegue até o dia 15 de outubro. Para votar basta acessar o link: votetop.com.br/cidade/Morungaba.
A cidade é considerada uma das maiores coberturas vegetais da Região Metropolitana de Campinas e vêm investindo e acreditando no turismo como potencial gerador de renda. E junto com as ações do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Morungaba vêm conquistando cada vez mais espaço.

ATRATIVOS

Localizada a apenas 103 km da capital, o acesso é fácil, por estar próximo à Rodovia Dom Pedro I. E na Rodovia das Estâncias, pouco antes da entrada da cidade, já se pode avistar o famoso Túnel de Bambu, um verdadeiro “portal natural” que convida o visitante a relaxar e desfrutar das delícias morungabenses, como os famosos “Doces David” e as especiarias fantásticas da “Companhia das Ervas” – ambos de fabricação local cuja tradição já conquistou os paladares mais refinados em todo o país.
A cada ano, o município vem sendo mais reconhecido não só pelos seus atrativos gastronômicos, mas também por suas paisagens naturais, seu clima – considerado um dos melhores do Estado, seus artesãos e seu acolhimento para com os visitantes.
São vários os fatores que fazem com que a estância seja uma opção considerada para os passeios em família e também para estadias mais prolongadas para quem necessita de descanso e busca conforto e tranquilidade.
A cidade também é conhecida pelo Parque Ecológico Pedro Mineiro, com grande área verde, lago e quedas d’água. E o Cruzeiro é um ponto de visitação de onde é possível ter uma bela vista de toda a cidade.

CICLOTURISMO

A Estância Climática de Morungaba passou a ser oficialmente a mais nova integrante do roteiro dos praticantes de cicloturismo regional.
Esta integração abrirá possibilidades de parcerias em eventos e ações com Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas; Amparo, Pedreira, Itatiba, Valinhos, Tuiuti e Bragança Paulista.
As rotas para os ciclistas na região podem chegar a um trajeto de 230 km, integrando os atrativos dos municípios.
De acordo com o diretor de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júlio César de Moraes, atualmente existem cerca de 70 trilhas turísticas a serem visitadas entre Campinas e Morungaba, passando por Sousas e Joaquim Egídio por meio das ciclovias rurais, onde os ciclistas podem observar belas fazendas, arquiteturas históricas e religiosas, estações ferroviárias, planetários, montanhas, usinas hidrelétricas e inúmeras cachoeiras, contemplando atrativos do turismo rural da região.
O diretor Julio explica que estas rotas serão muito mais divulgadas, e ficando mais conhecidas consequentemente serão mais visitadas pelos ciclistas que vem crescendo dia a dia na região.
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar ou explorar uma determinada região, utilizando como transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. O mapa das rotas do cicloturismo regional consiste em uma parceria entre os municípios com o objetivo de organizar e fomentar o turismo de aventura com segurança.
“O número de ciclistas que passa por nossa cidade aos finais de semana é muito grande, sendo assim, essa parceria inicialmente entre Morungaba, Sousas, Joaquim Egídio, Campinas e, em breve, com as demais cidades vizinhas poderá aquecer o comércio local e a rede hoteleira. Tenho certeza de que, mesmo em meio à pandemia, esse olhar diferenciado para o cicloturismo regional é muito importante para nossa cidade, pois a partir do momento que pudermos organizar eventos voltados aos ciclistas de aventura, quem sairá ganhando é nossa cidade em todos os sentidos”, explica o diretor de Turismo de Morungaba.
Morungaba também integra importantes movimentos que pretendem promover o turismo, como o Polo Turístico do Circuito das Frutas e a Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) da qual o prefeito de Morungaba Marco Antonio de Oliveira é presidente.

Fonte : Departamento de comunicação da Prefeitura de Morungaba
Fotos: Rodrigo Marques PMM