Morungaba: Coleta de lixo terceirizada por meio do Cisbra tem início neste domingo

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba aderiu ao sistema terceirizado para o serviço de coleta de lixo doméstico, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra).

Para realizar o serviço, o Cisbra contratou a empresa Ártico Serviços Ambientais que começará a realizar a coleta neste domingo (2/6) a partir das 18h.

Atualmente Morungaba produz diariamente uma média de 10 toneladas de lixo doméstico. O prefeito Marco Antonio de Oliveira informa que a terceirização do serviço de coleta além de gerar uma economia significativa aos cofres municipais, vai melhorar ainda mais a qualidade do serviço.

Os dias de coletas nos bairros não sofrerão alterações, apenas os horários que serão diferentes. Os bairros da zona urbana passarão a receber a coleta no período noturno.

“Com a terceirização, o custo de coleta e destinação final da tonelada de lixo que hoje é de R$ 259 passará a ser R$ 187 sem perder a qualidade do serviço. Os próprios caminhões da empresa que realizarão a coleta transportarão diariamente o lixo para o aterro de Paulínia, fazendo com que Morungaba regularize finalmente uma situação indicada há tempos pelo Ministério Público que é o encerramento do chamado ´lixão´. Outro fator que foi levado em conta, na decisão de terceirizar o serviço, foi a frota municipal de caminhões – que tem consideráveis despesas devido às constantes manutenções”, explica o prefeito.

CIRCUITO DAS ÁGUAS

Cidades como Pinhalzinho, Tuiuti, Serra Negra e Monte Alegre do Sul já realizam a coleta de lixo doméstico por meio do sistema do consórcio. Além da coleta dos resíduos, a empresa contratada pelo consórcio também é responsável pela destinação final, já que os aterros sanitários e lixões existentes foram encerrados – um problema em comum entre os municípios consorciados.

A terceirização da coleta foi negociada para atender as cidades do consórcio e pode gerar grande economia de recursos públicos, já que o melhor preço possível foi alcançado por se tratar de um consórcio de cidades.

O sistema foi denominado de “coleta única” e está previsto no Plano de Resíduos Sólidos (Plano Cidades Limpas) da entidade visando garantir a redução e a otimização de frota única para os municípios, além de otimizar a operação de coleta de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos).

O aterro sanitário da empresa Estre, em Paulínia, receberá os resíduos dos municípios consorciados. O local é totalmente licenciado pelos órgãos ambientais e segue uma série de protocolos que protegem o solo, os lençóis freáticos e os cursos d’água, a atmosfera e as populações do entorno.

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas é formado por municípios de pequeno porte, de 6 a 70 mil habitantes, localizados em área de preservação permanente.

Outras cidades que também integram o Cisbra são: Amparo-SP, Águas de Lindóia-SP, Itapira-SP, Lindóia-SP, Pedra Bela-SP, Socorro-SP e Toledo-MG.

Fonte: Comunicação Social Prefeitura de Morungaba

Legenda da Foto: Os caminhões da empresa terceirizada, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) que realizarão a coleta do lixo doméstico a partir deste domingo (2/6) em Morungaba

Crédito da Foto: Cisbra