Mesa Redonda sobre Suicídio e Saúde Mental em Itatiba

Setembro Amarelo é o mês da Campanha de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio alertando a população de uma realidade no Brasil, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos mas ainda existe tabu na hora de buscar ajuda, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Iniciado em Brasília pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina), ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é comemorado dia 10/09 e o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa. Na noite da última terça-feira (04) a Câmara Municipal de Itatiba deu início à Campanha deixando o Palácio 1º de Novembro com iluminação amarela que permanecerá até o final deste mês em apoio à causa e realizando a mesa redonda “Escolha falar, escolha viver” com os psicólogos Amanda Lulio, José Galvão Roson, Remus Marin e Rosângela Leoni .

Estruturar intervenções eficazes, desenvolver iniciativas para prevenir assim como lidar com o comportamento suicida em casos de tentativa é o trabalho dos psicólogos. Amanda abordou a questão da distorção de imagem e transtornos alimentares que estão associados a taxas de mortalidade elevadas. José Roson, especialista em dependência química, falou da importância de saber escutar, colocar se no lugar do próximo e o encaminhamento para profissionais já que o Brasil está em 8º lugar no ranking dos 10 Países com maiores taxas de suicídio. Remus abordou causas de Suicídio na Adolescência e como identificar uma pessoa sob risco. Rosangela falou sobre o luto familiar que perdeu um parente por suicídio, a psicóloga comanda um grupo de apoio ao luto desde 2008.

A depressão é o fator principal que leva ao suicídio e tem crescido nas diferentes faixas etárias. Há três anos uma Campanha do Bem vem se espalhando por diversas ferramentas inclusive redes sociais ajudando pessoas. Psicólogos se disponibilizam a aconselhar, já que é um problema grave de saúde pública, requer muita atenção, a prevenção e o controle não são tarefas fáceis.

Você também pode ajudar! Reconheça os fatores de risco e sinais, ouça a pessoa reparando em suas emoções, demonstre preocupação, tente compreender como ela se sente, mostre que se importa e busque ajuda profissional. Doe tempo e atenção para quem precisa conversar. A CVV realiza apoio emocional  gratuito para todas as pessoas sob total sigilo pelo telefone 188,email e chat 24 horas todos os dias e convida para um curso gratuito para novos voluntários nos dias 06 e 07/10 (jundiai@cvv.org.br).

A Câmara Municipal de Itatiba também disponibilizará um canal de atendimento psicológico por telefone durante todo o mês de setembro a quem precisa de ajuda (4524-9612), os horários dos plantões serão divulgados na página do Facebook @camaraitatiba.

Reportagem e Fotos: Daniele Marzano