“Meninas Ocupam” tem sua quinta edição na Prefeitura de Itatiba

Meninas de 5 e 6 anos puderam ocupar cargos do Executivo na manhã desta terça (11/10)

A Prefeitura de Itatiba realizou na manhã desta terça-feira (11/10) a ação Meninas Ocupam. Envolvendo 27 alunas da rede municipal, entre 5 e 6 anos de idade, vindas de 26 Cemeis e Emebs, o projeto traz a oportunidade de as pequenas alunas conhecerem o funcionamento da administração pública municipal. Em Itatiba, ocorre pela quinta vez.

Por, pelo menos, uma hora, elas puderam “ocupar” cargos do Executivo, incluindo o do prefeito e de secretários municipais. Elas ainda trouxeram pautas e sugestões de ações na cidade, principalmente para as próprias escolas.

“Com esta ação, mostramos nosso compromisso em apoiar a igualdade para as meninas possibilitando que sejam ouvidas. Nesta ação, elas transformaram nosso dia, deixando muito mais feliz. São meninas maravilhosas – conversei com várias, inteligentíssimas”, elogiou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Uma manhã na Prefeitura

As meninas vieram acompanhadas pelos pais e também dirigentes e professores das escolas. Após a recepção, foram destinadas às Secretarias Municipais e passaram cerca de uma hora com secretários e equipes. Em seguida, participaram de um café no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline.

Depois, foram à sala de reuniões do gabinete com a presença do prefeito, da primeira-dama Bárbara Zaratini Capeletto de Oliveira e dos secretários. Lá, receberam um brinquedo e uma pasta personalizada com certificado e até cartão de visita. Por fim, conferiram, no estacionamento da Prefeitura, a apresentação de dog show da Guarda Municipal, com o cão Azus.

Dia da Menina

O Meninas Ocupam é uma ação que nasceu a partir da celebração do Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro. Na data, países se mobilizam para sensibilizar a sociedade sobre a importância da igualdade de direitos para as meninas.

Em ações como a promovida pela Prefeitura de Itatiba, as meninas são incentivadas a ocupar espaços políticos, sociais e afins. É uma oportunidade para ampliar o poder delas e também mostrar o compromisso das empresas, instituições e governos em apoiar a igualdade para as meninas possibilitando que sejam ouvidas.

Prefeitas

Lara Hermenegildo Barboza, de 6 anos, da Emeb Profa. Maria Nair Silveira Franco, do Loteamento Terras de São Sebastião, e Milena Pardin Brazil, de 6 anos, da Cemei Andorinha, ocuparam a cadeira do prefeito.

No Gabinete, ele ouviu questões de toda a turma que as meninas levaram. “Muito legal, eu amei ser prefeita! Gostei de ver o prefeito e atender as pessoas”, contou Lara depois da experiência. E, ao ser questionada sobre o que quer ser quando crescer, confessou: “Quero ser prefeita, porque gostei muito”.

A mãe, Fabiane Hermenegildo Barboza, aprovou a iniciativa. “É muito interessante para o desenvolvimento das crianças, para terem uma ideia de como funciona. Gostei da experiência, fui muito bem recepcionada”. Ela também comentou sobre o desejo da filha de ser prefeita. “Não me surpreende porque ela é muito desenvolta. Quem sabe, pois mulher pode ser o que quiser”, frisou Fabiane.