Memória Itatibense: Casarão da Força e Luz

O belo casarão que serve de sede à companhia de força e luz da cidade é o único exemplar de estilo inglês em Itatiba.
A influência dos ingleses no Brasil voltou-se principalmente para o campo dos serviços públicos: energia elétrica, transportes coletivos e ferrovias. Na arquitetura, o prédio da Estação da Luz, em São Paulo, é seu exemplo mais grandioso.
O primeiro projeto para a construção de uma estrada de ferro ligando São Paulo ao Porto de Santos foi feito por um inglês.
Na Vila Ferroviária de Paranapiacaba, pode-se ter outro belo exemplo da participação inglesa na implantação de linhas férreas em nosso país.
Com suas paredes de tijolos à vista, o prédio da CPFL em Itatiba, apesar de não ser tombado, tem sua fachada protegida devido ao valor histórico e cultural que ela possui. Isso impediu, há algum tempo, que cobrissem com tinta branca os tijolos aparentes.

(Artigo gentilmente cedido pelo Professor Gelvis Bassi)

 

Créditos: “Para esta série, os textos foram montados com base em artigos e reportagens disponibilizados pelo Museu Padre Lima, junto a seu arquivo histórico do Jornal de Itatiba, A Tribuna, Nosso Jornal, Folha da Cidade, O Progresso de Itatiba e A Reacção. Utilizados também textos dos historiadores itatibenses Luis Soares de Camargo e Lucimara Rasmussen, na imprensa local e em seus livros “Itatiba na História” e “Imigrantes Italianos em Itatiba”. As imagens históricas são de Foto Parodi, Foto Miro e dos próprios jornais citados. As atuais foram feitas por mim mesmo e retiradas da Internet. Utilizados ainda os livros “Conheça Sua Cidade”, de dona Diloca Ferraz Sangiorgi, “Além dos Secos e Molhados”, da Aicita, e “40 Anos da Apae de Itatiba”, com as memórias da professora Neyde Carvalho dos Santos Silva, além de dados dos sites oficiais de instituições publicadas.
Os conhecimentos orais, de parentes e amigos, também estão sendo importantíssimos. Importante registrar tudo isso, pois ninguém faz nada sozinho”. (Professor Gelvis Bassi)