Mais de 900 alunos da rede pública são os primeiros a participar dos espetáculos no LAB – Ciência Divertida

Recém-inaugurado, Primeiro Laboratório da Ciência Divertida na América Latina, localizado em Vinhedo (SP), terá apresentações até sexta para alunos de Itatiba

Os alunos da rede pública de ensino municipal são os primeiros a acompanhar as apresentações do projeto “Diverte Teatro Viajante no LAB”, que traz as produções “Em busca da gotinha preciosa” e “Planeta Água”. Ao todo, 971 crianças de Itatiba, entre 10 e 11 anos, foram beneficiadas.

Um total de 16 apresentações voltadas ao aluno do município, de 16 diferentes Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb), ocorreram desde o último dia 03, até esta sexta-feira, 12/11, no recém-inaugurado O LAB – Ciência Divertida, espaço localizado na vizinha cidade de Vinhedo (SP) e mantido pela Ciência Divertida Brasil.

As atividades do local são desenhadas para alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental I. Os alunos de Itatiba que abrem as visitas são em maioria do 4º e 5º anos, que têm visitado o projeto durante o horário de aulas, acompanhados por professores e supervisores, além da supervisora Vera Máximo, que fez os contatos entre o município e o LAB.

A série aberta por Itatiba terá no total 50 oficinas e apresentações que contemplarão outras cidades de Campinas e região, e contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com incentivo do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado e da Colgate-Palmolive.

Tema: Água
Para abrir a experiência teatral foi escolhido um tema fundamental para a existência da vida: a Água. Durante as duas horas que permanecem no LAB, as crianças descobrem por meio do Professor H2O como é o ciclo da água e suas propriedades e vivenciam todo esse processo mágico.

Além disso, as crianças aprendem que existe água no ar e não percebemos, a identificar por que se formam as nuvens, como a água cai na terra e sobre algumas propriedades da água, que permitem fazer mágica com a água.

O Lab – Ciência Divertida
Primeiro laboratório da Ciência Divertida na América Latina, os participantes têm a oportunidade de se envolver em uma programação interativa e muito divertida e conhecer em primeira mão os laboratórios Leonardo da Vinci, Marie Curie, Mendeleev, o Eco Lab Amazônia, o Auditório Paulo Gustavo e muito mais. É a ocasião perfeita para os alunos participarem de espetáculos e oficinas de iniciação teatral e conhecerem, de maneira divertida e interativa, a importância de cuidar da água.

“Nosso principal objetivo é levar cultura por meio de teatro e oficinas de iniciação teatral para as crianças. Queremos que os participantes voltem para a escola e tenham vivenciado a experiência da arte teatral e busquem ainda mais conhecimento!”, explica o sócio-diretor da Ciência Divertida Brasil, Júlio Martinez.

Crédito das imagens: Divulgação/PMI