Mais de 33.500 pessoas passam pelo Parque na Festa de São Pedro e Revirada 202

Recorde de público foi ontem, 26/06, com quase 17 mil pessoas prestigiando o evento

A 24a. Festa de São Pedro e a Revirada Cultural 2022 atraíram 33.516 pessoas ao Parque Luis Latorre, entre a sexta (24) e domingo (26/06). Só na noite da sexta foram mais de 4 mil pessoas prestigiando a abertura da Festa. Domingo, dia de maior público, foram 16.886 pessoas participando da Revirada Cultural, entre 10h e 22h.

Além das atrações musicais e gastronômicas, fez sucesso a ação inédita Hora da Inclusão, na tarde de sábado, em que famílias puderam levar seus filhos especiais, a maioria autistas, para brincar e aproveitar o evento com conforto e sem som, uma vez que barulhos sensibilizam quem está no espectro autista.

“Essa iniciativa e as demais ações de inclusão que têm surgido são muito importantes e dão uma nova perspectiva para um futuro mais inclusivo. É importante que se tenha esse amparo e carinho, de se sentir à vontade de estar com nossos filhos em lugares públicos, sabendo que outras pessoas estão se preocupando com o bem estar deles”, afirmou Marcela Milanez de Moraes, mãe de Lorenzo, de 3,5 anos, que aproveitaram a Hora especial, inclusive o passeio de trem inclusivo, que não teve música nem badalar de sinos na chegada à estação exclusivamente montada para a festa.

Maria Lídia e Eliseu Galindo, pais de Benjamín, de 3 anos, também celebraram o momento inovador. “Ben não é tão sensível ao som, mas, conforme ele está brincando e vai se cansando, as coisas sensoriais começam a incomodar. Ele fica agitado e a chance de ter uma crise aumenta. Muito bom que a Prefeitura se sensibilizou. Sabemos que envolve muitas pessoas para poder fazer isso. A comunidade de pais e mães autistas fica muito feliz de poder aproveitar com os filhos uma festa dessa, de inclusão mesmo. É uma luta de muito tempo para conseguir essa inclusão, e agora temos essa oportunidade”, disseram.

A Revirada no domingo agradou não só ao público, mas também aos artistas. Pela primeira vez como atração em Itatiba, a Orquestra de Viola Caipira de Holambra celebrou. “A recepção que nossa orquestra teve foi o mais importante nessa experiência, muito boa! Parabéns pelo incentivo à cultura caipira”, observou o maestro Antônio Carlos Dadario.

“Só temos a agradecer a todos, da organização ao pessoal da limpeza, de quem fica nos bastidores e aos artistas no palco. Das entidades e voluntários aos produtores rurais! Fizemos todos juntos uma festa sensacional!”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira no encerramento.

Promovida pela Prefeitura de Itatiba, via Secretaria de Cultura e Turismo, a 24a. Festa de São Pedro teve ainda espaço para a saúde, vacinando mais de 300 pessoas contra gripe entre sábado e domingo, no posto móvel que foi disponibilizado no parque.

Exposição de produtores e artesanatos
A área dedicada aos produtores e artesãos também chamou a atenção, especialmente de grupos de São Paulo capital e Rio de Janeiro, que visitaram a festa. Houve grande venda de produtores rurais entre frutas, vinhos, cachaças, pães e bolachas artesanais, além de outros produtos típicos. Também tiveram boa procura compotas, geleias, molhos, mel, vasos de orquídeas e suculentas.
Crédito: Renato Jr/PMI