Lousa gigante no Paço Municipal apresenta informações sobre educação ambiental 

A Prefeitura Municipal de Itatiba tem procurado desenvolver inúmeras ações no âmbito da Educação Ambiental para instruir e conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente. Como mais uma destas ações, foi instalada nas dependências do Paço Municipal a Lousa da Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P).

Com o objetivo de informar as centenas de funcionários públicos que trabalham no local e os munícipes que comparecem à Prefeitura, a lousa de grandes proporções físicas faz parte de um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa estimular os órgãos públicos do país a implementar práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente e, ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

“Itatiba possui desde 2018 o Programa Municipal de Educação Ambiental que prevê ações que levem a população a agir positivamente com relação ao meio ambiente. Mas é importante os cidadãos de Itatiba saberem que essas ações primeiramente são aplicadas dentro do Paço Municipal com o objetivo de fazer com que os funcionários públicos sejam os primeiros a refletir sobre as suas atitudes e comportamentos sociais e se adequem às metas ambientais de Itatiba”, explicou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro.

Os temas colocados na Lousa A3P são atualizados a cada quinze dias e as informações propagadas através dela promovem a socialização e compartilhamento das ações sustentáveis que os setores da Administração Pública já fazem e outras ações que poderão vir a ser implementadas por todos num processo de reflexão, melhoria contínua e consciência construída coletivamente.

“O processo de Educação Ambiental tem por objetivo trazer transparência e eficiência na comunicação e no desenvolvimento dos processos administrativos além de permitir que se abra um espaço para inovação e melhorias contínuas. Esta ação dentro da Prefeitura permite entender quais as lacunas que precisam ser evitadas na aplicação do processo de Educação e Aprendizagem para a população”, disse a Educadora Ambiental Jezabel Azevedo, encarregada do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba.

“Muitas vezes o comportamento ambientalmente prejudicial vem de uma crença cultural ou social isolada e cria impactos negativos na sociedade como um todo. Por isso a instalação da lousa gigante que remete à ideia de que o Paço é uma grande sala de aula onde teremos grandes ensinamento e aprendizagem”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba