Lançamento dos filmes curtas metragens “Afastamentos, Um Momento no Tempo e Sem Maquiagem”.

Na próxima segunda-feira, dia 25/10, às 19h30 acontece no  Teatro Municipal Ralino Zambotto, o lançamento oficial dos três curtas metragens da cineasta Ivone Damaris, conhecida por ter vários trabalhos premiados no Brasil e no exterior, de literatura e de fotografia.

Em sua estreia como cineasta traz três curtas-metragens que falarão sobre a pandemia e a violência doméstica.

“Afastamentos”

O primeiro dos curtas que falará sobre o início da pandemia e do Lockdow, e o quanto isso afetou os comércios e serviços em geral. As lojas e comércios retratados no curta são apenas uma forma simbólica de representar todos os profissionais do comércio e serviços que sofreram com esta pandemia. Também faz uma homenagem à memória das mais de 600 mil vidas ceifadas por este vírus.

“Um momento no tempo”

O segundo que prestará uma homenagem a todos os profissionais que trabalharam para o controle da pandemia, especialmente os profissionais da área da saúde.

 “Sem Maquiagem”

O terceiro falará sobre violência doméstica, usando uma linguagem simbólica para falar do contraponto de todos os tipos de agressões que uma mulher sofre, seja psicológica, patrimonial, física, intelectual, emocional, et. Muitas vezes ela é agredida e depois é “recompensada” com presentes. É o agressor que chama a mulher de gorda e depois para se desculpar lhe dá uma caixa de bombons; a chama de feia e depois lhe dá flores, e por aí vai…

 De acordo com a cineasta acontece uma dupla agressão e que as mulheres devem estar atentas, porque muitas vezes o agressor se apresenta como um protetor, mas na verdade ele coloca a mulher dentro de uma jaula dourada e esta mulher fica sujeita a todo tipo de abusos. Ressalta que é comum a mulher ser agredida e usar maquiagem para encobrir os hematomas, daí veio o slogan do filme que é “Sem Maquiagem Somos Todas Maria!”.

A cineasta relata que gosta de trabalhar com narrativas simbólicas, como em suas fotos e espera com estes filmes de estreia conseguir passar a mensagem desejada. Todos os curtas metragens já estão concorrendo ao prêmio de melhor curta metragem paulistano de 2021.

A cineasta tem parceria com a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba. A Avant Premiere acontece no dia 21/10 e é fechado ao público,, apenas para convidados; elenco, produção e imprensa. Já o lançamento dos curtas metragens ao público acontece no dia 25/10 a partir das 19h30, acontecendo no Teatro Municipal Ralino Zambotto, e terá renda revertida para a entidade.

Antes da apresentação dos filmes no Teatro acontecerá um debate que será transmitido ao vivo pelo facebook e será mediado pelo programa “Estilo 10”, do apresentador Toninho Brunhara, onde algumas convidadas, a saber, Dra. Ada Maria, que foi a primeira delegada da Delegacia da Mulher de Itatiba, a atual Delegada da Delegacia da Defesa da Mulher Dra. Aline Nery, a Prof. Débora da ONG +Elas, a vereadora Luciana Bernardo, que tem um trabalho forte na área da promoção da leitura em defesa da Comunidade LGBTQIA+, Daniela Mazzieiro da Associação de Defesa das Mulheres, dos Direitos Humanos, da Cidadania e  , que acolherá as vítimas de violência doméstica, abuso, e em estado de vulnerabilidade social dando orientações jurídicas, psicológicas e assistência social gratuita e o Secretário-adjunto de educação de Itatiba, Carlos Eduardo Pizzolatto, convidará uma autoridade representando o Prefeito de Itatiba Thomás Capeletto de Itatiba. Neste debate falarão sobre ocontrole da pandemia e a vacinação em massa da população, bem como do avanço e rede de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e o que mudou na legislação.

O evento tem apoio da Prefeitura de Itatiba, Rede de Combate ao Câncer, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Câmara Municipal de Itatiba, bem como outros parceiros.

O ingresso deve ser adquirido antecipadamente direto com a cineasta pelo whatsapp 11 96397-9892 (Damaris) ou no ponto de venda que é na Loja Edson Foto, lembrando que o ingresso custa R$10,00 e são limitados.

**Divulgação Tem Itatiba**