Itatibenses aprovam o café da manhã solidário

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e está presente em toda parte do mundo em combinações diferentes. O ‘breakfast’ dos Estados Unidos leva ovos, bacon, cereais e panqueca. Torradas com azeite e tomate, churros e suco de frutas fazem parte do respeitado ‘desayuno’ espanhol. Já os japoneses comem arroz cozido no vapor, sopa de missô, peixe grelhado e omelete. Na mesa do brasileiro não pode faltar o tradicional café com leite ´pingado’ e pão com manteiga, variando com frios e frutas dependendo da região. Muitas vezes por conta da correria as pessoas esquecem da refeição que será o combustível para o restante do dia, em outros casos, por falta de opção e condição financeira não conseguem se alimentar.

Um gesto humanizado de solidariedade está sendo sucesso na rede social. Dizendo não ao desperdício de alimentos e ajudando o próximo, o Itatiba Colonial Hotel está realizando um café da manhã solidário desde a última segunda-feira, 28.  Em entrevista ao Tem Itatiba , o proprietário do hotel Ivan Bedani diz que viu a ação “Geladeira Solidária” em cidades do interior e daí partiu a ideia de montar a mesa de café da manhã na frente do estabelecimento com os alimentos que não foram consumidos pelos hóspedes no dia. Ivan pediu para que seus funcionários aumentassem o número dos pães diariamente para atender a demanda.

O cardápio é bem servido e tudo fresquinho, frutas, sucos, café, leite, pão de queijo, pão francês, torta de frios e três tipos de bolo. Sempre no período da manhã e sem horário para terminar: “Enquanto o alimento estiver bom para consumo vamos servir, nossa intenção é tentar ajudar o maior número de pessoas dentro das nossas possibilidades, queremos que a onda do bem se espalhe. Esperamos que outros comércios se sensibilizem e também consigam aderir a esta ideia aumentando o tamanho desta mesa”, diz Bedani.

A turista de Amparo Flávia Patrícia Castilho passava pela Rua Jorge Tibiriçá na manhã desta terça-feira, 29, e aprovou a ideia: “Achei esta iniciativa maravilhosa e uma forma de inspirar outros estabelecimentos, têm pessoas que saem de casa e não têm nada para comer, esta ação é incrível não só para saciar a fome mas demonstrar o cuidado o ser humano”, comenta.

O engraxate Atílio Alves de Camargo, que trabalha em frente ao hotel, aprovou o bolo de coco. Mike Silva, morador do Santo Antônio também adoçou sua manhã com o bolo de frutas. Já Lia Silva, do Morro Azul, estava marcando consulta médica para sua filha Luana no Centro e se refrescou com um suco gelado. Rose Ane Mello, do Jardim Nações, adorou o pão de queijo e achou excelente a iniciativa do hotel. Felipe Oliveira, do Jardim Galetto, já tinha visto a postagem na rede social e estava na cidade a caminho do trabalho, não resistiu e parou para tomar um cafezinho preto.

Fazer o bem sem olhar a quem! Onde há solidariedade verdadeira existe união e respeito. O café da manhã solidário do Itatiba Colonial Hotel é um exemplo de bondade, generosidade e amor ao próximo !

Reportagem: Daniele Marzano