Itatiba Shopping Center – 30 anos de grandes  histórias (Parte 2)

Em comemoração aos 30 anos de existência do Itatiba Shopping Center, o Tem Itatiba traz uma série de reportagens contando um pouco da história do centro comercial, que mesmo diante da crise econômica, se mantém firme e forte no coração de Itatiba e é amado por tantas gerações.

Nesta segunda edição conversamos com a ex lojista, atual empresária e apresentadora de TV  Teresa Guemureman , o artista e também ex lojista Pedro Gava e a frequentadora e empresária Márcia Costa. Seguindo a linha do tempo e com um resgate de acervo fotográfico mostraremos algumas comemorações referentes à Páscoa, na década de 1990 e início dos anos 2000, onde escolas de educação infantil da cidade expunham trabalhos relacionados ao tema  e o Itatiba Shopping Center possuía um espaço com visitas monitoradas aos coelhos vivos. Diversos prêmios eram sorteados naquela época por ações realizadas pelos lojistas. Estes sorteios se transformavam em grandes eventos pois a criançada fazia a festa com o “Coelhão” que animava todos os visitantes.

Histórias de Gratidão

A empresária Teresa Miriam Guemureman foi proprietária da “Pabuf Surf Shop” durante 20 anos. Teresa diz que quando inaugurou o Itatiba Shopping Center foi fantástico pois a cidade ganhou um centro comercial abrangendo as melhores marcas de diversos segmentos. A lembrança mais bonita que a empresária guarda é o Natal: “Sempre foi encantador, com uma belíssima decoração contratando empresas que decoravam shoppings no Brasil e sorteando concorridos prêmios inclusive carros. Lembro também de desfiles com sorteios e agitos com música na praça de alimentação. Muitas vezes a rua Jorge Tibiriça era fechada por conta de eventos do shopping. Como lojista durante 2 décadas só tenho elogios ao período que lá permaneci. Passado tanto tempo vejo com enorme satisfação que continua sendo um ponto de encontro da família itatibense”, comenta.

Já o artista pintor Pedro Gava conta com exposições e compradores de seu trabalho no Brasil e em diversos países. Gava trabalhou no início do Itatiba Shopping Center com exposição de pintura e após alguns meses montou a Cantina Morena (de 1990 a 1992), “Morena” era como o artista chamava sua esposa Aurora. O sucesso da lasanha de berinjela e do filé à parmegiana é até hoje relembrado pelos frequentadores da Praça de Alimentação. Somando todo tempo de shopping entre sua Cantina Italiana, a proximidade de trabalho com exposições em muitas ocasiões e seu ateliê de pintura, resultam em 12 anos.

O artista acha perfeita a iniciativa de Itatiba possuir um shopping: “ Quando da criação desse espaço, pelo Sr. Adriano Parodi, a ideia era de um pequeno shopping no centro da cidade chamado shopping de vizinhança, pois não precisava de carro para se chegar, a população abraçou e o movimento era uma loucura, nós trabalhávamos 12 horas por dia de domingo a domingo”, recorda.

Uma parte que Pedro Gava relembra com nostalgia era a passagem de artistas famosos pela cidade e recebiam o apoio de diversos setores do shopping: ” Nossa área de alimentação era perfeita, haviam os desfiles de modas basta dizer que todas as atividades e iniciativas sociais tinham que serem lançadas no Itatiba Shopping Center, até lançamentos de carros! Sem esse aval as coisas não se consolidavam na cidade. Nos acostumamos com a ideia de shoppings grandes terem mais comércios e lazer mais tudo, ´o pequeno é engolido pelo grande’ e é aí que a coisa pega, visite o Itatiba Shopping Center e verá que temos bom atendimento, bons profissionais e qualidade”, finaliza.

A frequentadora e apresentadora do programa Mais Saúde, da ITV Brasil Márcia Costa, 41, participou do Concurso Miss Itatiba 1998 ganhando como vice, porém até hoje é lembrada com carinho deste desfile. Para a empresária, o Itatiba Shopping Center é uma grande referência na cidade e um local com profissionais renomados trabalhando.: “ Eu sempre entro no shopping, seja para me vestir para o meu programa de TV, para cuidar do meu corpo e claro, saborear as delícias da praça de alimentação”, comenta.

Márcia ainda confessa que o Itatiba Shopping Center faz parte da sua própria história de vida: “Tenho lembranças maravilhosas deste local na época do Miss Itatiba! Houve um desfile de moda das Misses e aquelas cenas são e estão vivas em minha memória! Há pouquíssimo tempo estava eu, jantando na praça de alimentação, contando para o meu namorado, que reside em outra cidade, sobre essa época e desfile. Contei o quanto o Shopping estava lotado, lindo, que foi um mega evento e que eu me sentia muito feliz e honra de ter feito parte daquilo tudo. Tenho em mim que a vida é feita de histórias e escolhemos sempre de quais histórias teremos ou não orgulho de contar! Essa é uma parte da minha vida, parte da vida do Shopping e da própria cidade, que eu tenho muito orgulho de contar!”, recorda.

Sobre os 30 anos do Itatiba Shopping Center, a empresária faz uma bela reflexão: “É muito comum todos nós termos a crença empobrecida de que “santo de casa não faz milagres” e acabamos muitas vezes, procurando fora o que, na verdade, já temos aqui dentro. (E isso vale reflexão para todos os sentidos a vida). Desta forma, não só perdemos grandes oportunidades, tempo, mas também desvalorizamos nosso próprio quintal!  Valorizar o que temos, sejam as lojas do Shopping, restaurantes, profissionais incríveis,cinema, é o caminho para que a cidade, como um todo, cresça, se fortaleça, se valorize, se destaque e traga cada vez mais novidades para os moradores”,conclui.

Reportagem: Daniele Marzano

Colaboração: Alessandra Alves e  Denise Ferreira

Fotos: Arquivo Pessoal, Acervo Itatiba Shopping Center e Daniele Marzano.