Itatiba registra Estado de Atenção devido à baixa umidade relativa do ar

Risco de queimadas aumenta com essa condição climática

A cidade de Itatiba entrou em Estado de Atenção por causa da baixa umidade relativa do ar (URA) durante a quarta-feira, 14/07, quando a umidade no município atingiu a marca de 28%. A umidade mais baixa de 2021 até o momento, no entanto, ocorreu na última segunda-feira, dia 12, quando chegou a apenas 23,6%, segundo dados colhidos pela própria Defesa Civil, mensurados pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). Na terça, 13, a medição indicava 24,2% como mínima do dia. Desde maio, a Defesa Civil realiza a Operação Estiagem devido a este fenômeno, comum durante esta época do ano.

“O nível de atenção ocorre quando o índice fica abaixo de 30%”, explica Leila Cavallaro, coordenadora da Defesa Civil de Itatiba. O índice ideal de umidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a partir de 60%. O período da tarde é o mais crítico. Segundo a Defesa Civil, essa situação de tempo seco deve persistir nas próximas semanas, já que não há previsão de chuvas significativas nos próximos 30 dias em Itatiba.

Com isso, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, evitar a prática de esportes no período da tarde, principalmente a partir das 15 horas, quando a umidade relativa do ar atinge os seus índices mais críticos. Uma dica importante é manter a hidratação com o consumo constante de água.

Queimadas

Outra preocupação que deve ser tomada nesta época do ano são as queimadas. A fumaça causada pelo fogo compromete a qualidade do ar e pode causar problemas respiratórios. Isso se torna ainda mais preocupante neste momento devido à pandemia de Covid-19, já que os pulmões são os órgãos normalmente mais acometidos pelo coronavírus.

Pessoas com alergias também tendem a sofrer mais com a estiagem e a baixa umidade do ar. Uma medida que pode ajudar a mitigar o problema, além do consumo de água, é umidificar o ambiente com uso de vaporizadores ou toalhas molhadas.

Conheça os níveis de baixa umidade relativa do ar (URA)

1- Estado de Atenção: URA entre 20 e 30%;

2- Estado de Alerta: URA entre 12 e 20%;

3 – Estado de Emergência: URA abaixo de 12%.

Crédito: Renato Jr