Itatiba recebe capacitação para a elaboração de plano local de resiliência

Na última semana, servidores públicos de Itatiba participaram de uma capacitação para auxiliar na elaboração de um plano local de resiliência. Os trabalhos aconteceram na cidade, no auditório do Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline”.

Além de Itatiba, os municípios de Jundiaí, Paulínia, Pedreira, Santa Barbara D’Oeste, Cosmópolis e Valinhos ouviram as instruções da Capitã Cíntia Oliveira, da Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual e de Sidney Furtado, Coordenador da Defesa Civil de Campinas e promotor da campanha “Cidades Resilientes” da ONU.

A Coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Cavallaro, foi uma dar organizadoras do encontro e falou sobre a importância do engajamento de diversas secretarias municipais no trabalho de elaboração do Plano “existe uma integração muito grande entre as secretarias e os projetos que elas promovem, porque sozinha a Defesa Civil não faz nada. Isso para nós é muito importante. Essa integração traz a possibilidade de fazermos juntos e quando fazermos juntos, fazemos melhor”.

Ainda no período da manhã e depois, à tarde, os grupos trabalharam em diversos eixos de ação que vão compor o Plano Municipal de Resiliência. Participaram das discussões as secretarias de Ação Social, Saúde, Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Econômico e de Educação.

A Capitão Cíntia Oliveira ressaltou a troca de experiências entre as cidades para a procedimentos. “O que uma cidade ela tem de serviços públicos, de programas e planejamento, as vezes pode ser semelhante à problemática que outra cidade também tem, então essa troca de experiências acaba sendo muito rica e a RMC faz isso com maestria”, destacou.

“Foram uma manhã e uma tarde bastante puxadas, poque são assuntos complexos, alinhando com ações internacionais. A cidade de Itatiba já iniciou esse trabalho há algum tempo e ajudou bastante aqui no treinamento, pois já passou por algumas etapas que outros municípios ainda não passaram. Agora eles devem apresentar indicadores de questionários solicitados pela ONU e a elaboração do Plano propriamente dito”, resumiu Sidney Furtado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Itatiba
Foto: Frank Toogood/ PMI