Itatiba inicia aplicação de vacina bivalente para todos acima de 18 anos

Secretaria de Saúde municipal libera doses após recomendação nacional e estadual

A Secretaria de Saúde de Itatiba iniciou à toda população acima de 18 anos de idade a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19 para. A iniciativa segue recomendação da ampliação desta vacinação feita na segunda-feira (24/04) pelo Ministério da Saúde e ontem (25) através de informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Todas as unidades de saúde do município estão aptas a aplicar a dose, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Pode tomar a bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) anteriormente. A dose mais recente deve ter sido tomada há, no mínimo, quatro meses.
Esta dose de reforço da vacina Bivalente Pfizer contra a Covid protege contra o Coronavírus original e também contra a variante Ômicron e subvariantes. Quem está com dose em atraso, também pode procurar as unidades de saúde e atualizar seu esquema vacinal.

Segurança comprovada
Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados, conforme anunciado pelo Governo Federal, via Agência Brasil. O Ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19.

A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro para os grupos prioritários. Até o último dia 20, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo Ministério.

Campanha contra influenza
Ao mesmo tempo, segue a campanha de vacinação contra influenza, que teve início no começo deste mês de abril. A princípio, estão sendo vacinados grupos prioritários, incluindo, por exemplo, maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, professores, caminhoneiros e trabalhadores da área de saúde.