Itatiba forma 26 novos Guardas Municipais após oito meses de treinamento

A fria tarde de sábado (3) foi de celebração no Teatro Ralino Zambotto, com a formatura de 26 novos Guardas Municipais. Após oito meses de treinamento, eles estão prontos e preparados para o serviço em diversas frentes.

Foram cerca de oito meses de treinamento, divididos em mais de 700 horas de aulas práticas e teóricas. Entre os temas abordados estão Direção Defensiva e Evasiva, Armamento e Tiro, Controle de Distúrbio Civil, Primeiros Socorros, Relacionamento com a Imprensa, Direito Penal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Educação Física, Defesa Pessoal, entre outras disciplinas.

O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira esteve na cerimônia e destacou as ações e o investimento que o município tem feito na Segurança. “Temos visto o baixo investimento que o Estado e a União têm feito em segurança, então o município investir nessa área, o que a Constituição não obriga, é algo muito raro e ao mesmo tempo muito importante. Passamos de 103 GMs para quase 130 GMs, um efetivo grande, com um investimento de R$ 1,5 milhão em equipamentos e treinamento”.

EFETIVO JÁ NAS RUAS

Com a formatura, os novos GMs estão prontos para atuarem no patrulhamento urbano, rural, Ronda Escolar, GAP, Canil e seis serão deslocados para integrarem o efetivo do Corpo de Bombeiros.

“Para a Guarda Municipal, é fundamental o aumento do efetivo, pois agora poderemos atender mais pontos na cidade. Com certeza, a sensação de segurança vai aumentar e esperamos a redução de ocorrências, em especial em regiões mais críticas”, afirmou o Secretário de Segurança, Fernando Pacheco.

Gilberto Francisco de Araújo, agora GM Araújo, ressaltou a importância do treinamento prático na formação dos novos guardas. “Foram oito meses de treinamento, de muito aprendizado. Foi um treinamento diário como Corpo de Bombeiros e depois na GM, inclusive com a GM de outros municípios. O mais complicado foi o Controle de Distúrbio Civil, ali experimentamos o gás lacrimogênio, porque a gente tem que sentir na prática como funciona para saber como aplicar. É o momento que a gente se aproxima mais da realidade, com simulações inclusive de colegas feridos”, destacou.

Os novos GMs já estão nas ruas desde semana passada.

Fonte: Prefeitura de Itatiba