Itatiba está entre as 25 cidades brasileiras com mais desenvolvimento sustentável

Município ocupa 23a. posição dentre os 5.570 municípios avaliados em 100 indicadores

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgado nesta sexta-feira, 08/07, aponta Itatiba como o 23o. município melhor colocado dentre os 5.570 municípios.
Na avaliação de 0 a 100, a pontuação geral de Itatiba é de 62,6 dentro de 100 indicadores com os dados mais atualizados da última década, disponíveis em nível nacional, de fontes públicas e oficiais nacionais.
Com a inserção de 12 novos indicadores avaliados, Itatiba avançou 22 posições em apenas um ano, passando da 45a. posição em 2021 para a 23a. no ranking do Índice de Desenvolvimento Cidades Sustentáveis – Brasil.

Bem pontuado
O IDSC-BR apresenta uma avaliação abrangente para se atingir as 169 metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A metodologia foi desenvolvida pela rede SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), iniciativa lançada dentro da própria ONU há exatos dez anos. O Brasil é o primeiro país do mundo a mapear o nível de engajamento das cidades.
Itatiba colabora para que o Estado de São Paulo se destaque com os municípios mais bem pontuados. Políticas e investimentos são fundamentais para o cumprimento dos ODS e o salto de 22 posições de Itatiba mostra o quanto a atual gestão pública municipal está empenhada em cumprir com este desenvolvimento sustentável. Com este resultado, Itatiba consegue avaliar os progressos e desafios para atingir os objetivos.

Objetivos atingidos
Dos 17, Itatiba já conta com três ODS atingidos. São eles: o de número 7, de energias renováveis e acessíveis, garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos; número 9, de indústria, inovação e infraestrutura, construindo infraestrutura resiliente, promovendo a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentando a inovação; e número 14, de vida na água, que avalia a conservação e o uso sustentável dos oceanos, utilizando como indicador o esgoto tratado antes de chegar a rios e córregos.
Outros dos Objetivos que também estão bem pontuados no município são o número 6 – água potável e saneamento; número 8 – trabalho digno e crescimento econômico; número 12 – produção e consumo sustentáveis; número 13 – ação climática; e número 17 – parcerias para a implementação dos objetivos. No site idsc.cidadessustentaveis.org.br, é possível averiguar detalhadamente o desempenho das metas por cidade.

Crédito: Renato Jr/PMI