Itatiba é contemplada com pontos gratuitos de coleta de lâmpadas fluorescentes

O município de Itatiba, a partir deste mês de março, começou a receber lâmpadas fluorescentes em condições de desuso, ou seja, lâmpadas queimadas e/ou quebradas, por meio de quatro pontos distribuídos em regiões estratégicas. Esta ação contou com o trabalho e a dedicação da equipe técnica da Seção de Resíduos Sólidos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba, responsável pela articulação e negociação entre as empresas participantes locais, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA e a Reciclus, entidade mantida pelas indústrias e importadoras que promove o descarte ambientalmente adequado.

Itatiba conseguiu adiantar a instalação dos coletores de lâmpadas fluorescente, pois conforme previsto no cronograma de implantação da logística reversa no Estado de São Paulo, o município seria contemplado apenas em 2020, com a disponibilização de apenas uma unidade. “Para Itatiba, foi um ganho muito importante, pois conseguimos antecipar o processo em um ano. Assim, contaremos a partir de agora, com quatro locais adequados para a população fazer o descarte ambientalmente correto de suas lâmpadas fluorescentes, e posteriormente, as lâmpadas serão destinadas ao final, de forma correta.” complementou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, engenheira agrônoma Dorothéa Monteiro.

O procedimento é simples, basta levar a lâmpada para um dos pontos de coleta e colocá-la no recipiente correto. Os coletores podem receber tanto as lâmpadas fluorescentes tubulares, quanto as lâmpadas fluorescentes compactas.

Os pontos de coleta são:

Comercial Elétrica Fumache

Rua Santo Antônio, 832 – Jardim México

Itacabos

Rua Luís Scavone, 820 – Jardim de Lucca;

São Pedro Materiais de Construção

Avenida Antônio Nardi, 607 – Parque São Francisco

Extra Hipermercado

Avenida Luís Emanuel Bianchi, 120 – Jardim Arizona.

A LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa de lâmpadas fluorescentes é de responsabilidade de seus fabricantes, comerciantes e utilitários, além de ser um desafio para ser implantado por todos os municípios. Para solução deste problema, as empresas fabricantes deste material se juntaram e criaram a Reciclus, por meio de um documento chamado acordo setorial. Desta forma, toda a responsabilidade pela coleta e destinação final deste resíduo passa a ser gerenciado pela mesma.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Itatiba